Em 23/01/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases demite mais trabalhadores do que contrata em 2016, revela Caged

Em dezembro de 2016, Cataguases demitiu mais do que contratou trabalhadores, contrariando expectativas otimistas por conta do período natalino

Em dezembro de 2016, Cataguases demitiu mais do que contratou trabalhadores, contrariando expectativas otimistas por conta do período natalino

Download
A crise econômica não dá sinais de alívio, e nem mesmo dezembro, considerado o mês em que há grande demanda por emprego devido às vendas de natal, melhoraram a economia. O CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revela dados preocupantes referentes ao número de vagas abertas e fechadas durante aquele período em Cataguases. Ao contrário do que se esperava, foram fechadas mais vagas do que abertas novas frentes formais de trabalho em dezembro no município, segundo aquele órgão.

As informações do Caged revelam que as empresas de Cataguases contrataram 314 novos trabalhadores em dezembro de 2016 e demitiram, no mesmo período, 520 funcionários. O saldo ficou negativo em 206 postos de trabalho que foram fechados naquele período. Em Minas Gerais foram desligados 118.949 trabalhadores somente no mês de dezembro, resultando no fechamento de 39.217 vagas, já que foram admitidos 79.732 profissionais. Durante todo o ano de 2016, Minas perdeu 109.397 empregos, informa aquele órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

Com relação a Cataguases nos últimos doze meses - de janeiro a dezembro de 2016 - a situação do emprego não é animadora, de acordo com o Caged. Conforme revela aquele órgão, o município seguiu a tendência nacional e fechou o ano com mais demissões do que admissões. No total, foram contratados formalmente pelas empresas cataguasenses 4.322 trabalhadores ao longo de 2016, mas no mesmo período foram demitidos 4.495 profissionais, o que resulta 173 postos de trabalho a menos no período.

O número é até pequeno, mas é preciso lembrar que vivemos um período de grave crise econômica. Uma demissão onde o trabalhador não é substituído imediatamente significa que aquela vaga não será reaberta. Pelo menos a médio prazo. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Caged - Ministério do Trabalho e Emprego

Tags: Caged, trabalhadores, emprego, demissão, contratação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: