Em 18/12/2016 às 19h37 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fausto Menta assume a Secretaria de Cultura e fala em carnaval "modesto"

Fausto Menta foi confirmado como novo Secretário Municipal de Cultura de Cataguases

Fausto Menta foi confirmado como novo Secretário Municipal de Cultura de Cataguases

Download
O novo Secretário Municipal de Cultura de Cataguases é Fausto Adriano de Paula Menta, escolhido pelo prefeito eleito Willian Lobo de Almeida, após longas conversas com os diversos setores do meio na cidade. Os representantes da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e do Polo Audiovisual da Zona da Mata, sugeriram o nome dele ao prefeito eleito como sendo o de consenso, com o apoio também de Marcelo Peixoto, presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, onde o futuro secretário é vice-presidente e trabalha atualmente. Fausto tem um longo currículo no meio cultural e conhece o setor em toda a sua abrangência legal e administrativamente. Esperam por ele grandes desafios, como colocar o Plano Municipal de Cultura para funcionar, refazer a Lei Ascânio Lopes que precisa ser corrigida em alguns pontos e recolocá-la em prática, além de promover eventos em parceria com as instituições culturais privadas do município, dando unidade às ações de cultura no município, entre outras. 

Na última semana o nome de Fausto Menta ganhou força no meio cultural da cidade quando as instituições privadas começaram a se movimentar em sua direção. Artistas e pessoas que atuam no ramo davam como certa sua nomeação. No dia em que foi diplomado, quarta-feira, 14 de dezembro, Willian disse ao Site que estava para decidir entre dois nomes, mas naquele mesmo dia decidiu convidar Fausto Menta após ter conversado com um amigo de Mônica Botelho e recebido dele o aval dela para nomear Fausto. O mesmo procedimento aconteceu com relação a César Piva de quem Willian recebeu, por meio de um preposto, apoio ao nome dele. Ele então viajou a São Paulo com a família e ao retornar na sexta-feira, iria acertar detalhes com Mônica para anunciar o nome de Fausto oficialmente, o que não aconteceu por um problema de agenda da presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

imageFausto Menta e Willian, inclusive, apareceram juntos (foto ao lado), pela primeira vez, no lançamento do livro "O Solar da Fazenda do Rochedo e Cataguases (Memórias)", na noite de sexta-feira, 16, no Centro Cultural Humberto Mauro, o que foi entendido pelos presentes como a confirmação dele para o cargo, mas o tão esperado anúncio não foi feito. Fausto é bacharel em Direito, administrador e vice-presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto e profundo conhecedor da área cultural tanto em sua parte técnica quanto administrativa, além de ter fácil acesso junto aqueles que promovem a cultura. São dele projetos memoráveis como o Usina Cultural, voltado para a música e formação de novos públicos; o Festival de Samba e Petiscos, que acontece em Miraí para resgatar a memória de Ataulfo Alves; Fórum Dissonâncias, para discutir a música da atualidade; De Graça na Praça, para levar música de qualidade para grandes públicos, além de ter realizado por vários anos o carnaval oficial de Miraí, tranaformando aquela festa em referência na região, e atuou em projetos de terceiros.

Ao Site do Marcelo Lopes, Fausto Menta, disse por telefone que assume a Secretaria de Cultura com "humildade e vontade de trabalhar", além de ter sido "surpreendido pelo convite". De acordo com ele, o maior desafio neste momento é a realização do Carnaval em Cataguases "tendo em vista a difícil situação em que se encontram os municípios em geral, apesar de não saber a nossa realidade, mas sei que não é diferente dos demais municípios", frisou. Segundo ele o momento é para fazer uma "festa modesta, mas participativa. Eu não conversei com o prefeito Willian sobre isso ainda, mas acredito que seu pensamento seja nesta linha", analisou. Por fim ele agradeceu o apoio recebido de Mônica Botelho, em especial, de César Piva, e Marcelo Peixoto por acreditarem em seu potencial. "Espero poder retribuir a esta confiança e vou trabalhar com afinco para termos uma Cultura bastante plural, como de fato ela é", completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Fausto Menta, Cultura, Secretaria, mandato, Carnaval





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: