Em 18/12/2016 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Livro lançado na sexta-feira traz novas informações sobre a história de Cataguases

O escritor José Resende Reis junto da historiadora Joana Capella e seu marido Gilson

O escritor José Resende Reis junto da historiadora Joana Capella e seu marido Gilson

Download
Foi lançada na última sexta-feira, 16 de dezembro, no hall do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, a edição revista e ampliada do livro "O Solar da Fazenda do Rochedo e Cataguases (Memórias)", de Helio Brasil e José Rezende Reis, pela Synergia Editora. A obra, que teve seu primeiro lançamento em 2010, é uma oportunidade para conhecer um pouco da história de Cataguases e conta com o apoio cultural da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Instituto Francisca de Souza Peixoto. O livro mostra a importância econômica, política e cultural de Cataguases na história do Brasil a partir da saga da família Vieira de Resende e de sua fazenda (Rochedo).

imageDezenas de pessoas prestigiaram o lançamento da obra, dentre eles escritores como Joaquim Branco e historiadores como Joana Capella, bem como o prefeito eleito, Willian Lobo de Almeida, entre outros convidados, como a designer gráfica do livro, Cecília Jucá de Hollanda. Um dos coautores, José Resende Reis, bisneto do Major Vieira, foi o responsável pela noite de autógrafos, já que seu parceiro, o também autor, Hélio Brasil, não pôde comparecer por motivo de saúde. Segundo José Resende, o que motivou a segunda edição, além da primeira estar esgotada, foi o surgimento de "novas informações revelantes para a família, principalmente".

Sobre o livro, o representante da família Vieira contou, entre outros fatos, que a Fazenda do Rochedo esteve nas mãos de terceiros (credores) por um período, por conta de demandas que estão registradas na obra. Outro registro foi a respeito da Estrada de Ferro do Rio Doce, "sobre o qual havia muito pouca informação", revelou. Segundo ele esta empresa foi constituída pelo Coronel Vieira (que é filho do Major Vieira) juntamente com o advogado Souza Lima e ligava de Santa Rita do Meia Pataca a Ponte Nova passando por Ubá chegando até a divisa com o Espírito Santo, no local chamado Porto do Souza, explicou, história que está devidamente explicada na obra, dentre outras.

imageO escritor Joaquim Branco também comentou o lançamento do novo livro. "Parece até que é uma nova obra, porque teve um trabalho gráfico muito importante e ele ampliou a obra. As fotografias são em cores. A obra é fantástica. Um livro muito bonito e importante. O José Resende conhece muito bem a história de Cataguases e da Fazenda do Rochedo, e além disso, ele reúne as qualidade de escritor; ele sabe escrever e conhece o português muito bem. E isso, hoje, é um fator primordial, porque pouca gente conhece, né? O resultado desse conhecimento é um livro muito bem escrito", comentou. 

Já a historiadora cataguasense, Joana Capella, também fez elogios à obra do ponto de vista histórica. "A importância fundamental que vejo é que é mais um registro fruto de pesquisa histórica cuja produção é praticamente pequena em Cataguases. Nós temos aqui uma publicação literária bem conhecida, mas a parte de pesquisa histórica ela é, do meu ponto de vista, deficitária. Então, a família Vieira já deu uma imensa constribuição ao município com o primeiro livro cujo autor é da família e se chama Arthur Vieira de Resende. É uma obra prima lançada em 1906. Esta segunda edição agora, do José Resende Reis eu acho que é um registro complementar àquela história já registrada no livro anterior. Eu gostei muito", completou Joana.

Veja mais fotos do lançamento do livro na galeria abaixo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Rochedo, fazenda, livro, José Resende Reis,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: