Em 17/12/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Natal Iluminado vai ser quase todo refeito por causa de vandalismo

Gilberto mostra um dos problemas enfrentados com a decoração natalina na Praça Chácara Dona Catarina

Gilberto mostra um dos problemas enfrentados com a decoração natalina na Praça Chácara Dona Catarina

Download
O projeto Natal Iluminado, da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Prefeitura de Cataguases, está sendo vandalizado. Mais de 70% dos enfeites e da iluminação especial colocada em troncos de árvores e arbustos da Praça da Chácara Dona Catarina já foram danificados, inclusive a parte central do presépio iluminado lá instalado. Segundo o chefe de manutenção elétrica da Prefeitura, Gilberto Aparecido da Silva, que é responsável pela instalação dos enfeites, em alguns pontos da praça já foi preciso refazer a iluminação por mais de três vezes. 

imageDiariamente, Gilberto percorre toda a extensão do local para identificar os danos. "São fios cortados em quase todas as árvores da praça que, além de prejudicar a decoração, podem causar sério perigo aos que passam por lá, uma vez que existe risco de choques elétricos", alerta. Ele também ressalta que muitas vezes os chamados "pisca-piscas" simplesmente desparecem, configurando o roubo do acessório. "Porém estes dispositivos não têm muita serventia nas residências, porque possuem a voltagem de 220, e a maioria das casas opera em 110 volts", explica.

O eletricista conta que já foi feito um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar sobre o problema. No momento, ele está fazendo um levantamento dos danos e tentando reciclar alguns fios de pisca-pisca que ainda podem ser utilizados, mas em muitos casos eles ficam mesmo inutilizados. "Estou acompanhando diariamente o que ocorre aqui na Chácara e tentando consertar o que é possível, mas o nosso objetivo e da CDL é deixar tudo funcionando, dentro do possível, reutilizando material e até adquirindo alguma coisa nova. Talvez haja alguma diferença nas cores que estavam originalmente decorando a praça, mas nossa intenção é que a decoração volte a enfeitar o lugar, e também a CDL deverá colocar uma pessoa para fazer a vigilância da área", explica, alertando sempre para o grande perigo de choques elétricos, que podem ser fatais, segundo ele.

A proximidade do Natal e o funcionamento desde o dia 15 de dezembro do comércio no horário noturno têm no projeto Natal Iluminado um importante aliado, pois é um período de crescimento das vendas, aquecimento da economia local e grande afluência de pessoas nas áreas centrais da cidade. O presidente da CDL, Humberto Lanziéri, pede a cooperação de todos. "Queremos que nossa cidade fique bonita para o Natal, atraindo consumidores e turistas, fortalecendo o comércio, os bares e restaurantes. O Projeto Natal Iluminado tem esse propósito e é fundamental que toda a população se uma em torno desta ideia, porque ela vai contribuir com toda a cidade, além de deixá-la mais atraente e condizente com o período de festas", conclui. (Fotos: Cristina Quirino)

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: vandalismo, projeto, Natal Iluminado, Dona Catarina, Chácara





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: