Em 14/12/2016 às 11h54 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Emater-MG comemora 68 anos de apoio ao homem do campo

Autoridades e proprietários rurais prestigiaram os 68 anos da Emater-MG, a principal parceira do homem do campo em Minas Gerais

Autoridades e proprietários rurais prestigiaram os 68 anos da Emater-MG, a principal parceira do homem do campo em Minas Gerais

Download
A Emater – MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) completou no dia 6 de dezembro 68 anos de fundação. Na mesma data, foi comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural. Para marcar as duas datas, a gerência regional da empresa, cuja sede é em Cataguases, realizou uma cerimônia festiva na tarde de terça-feira, 13 de dezembro, no Centro Cultural Humberto Mauro. Compareceram lideranças políticas, empresariais e rurais dos 26 municípios que compõem a regional, que é comandada por Celso Luiz de Oliveira. 

imageSegundo ele, o evento teve o propósito de "refletir sobre as realizações de 2016 e traçar as metas para 2017, além de homenagear aqueles que fizeram com que a Emater-MG chegasse a mais de meio século de existência sendo a principal parceira do produtor rural, incentivando e acompanhando seus projetos, transferindo conhecimento e participando ativamente do desenvolvimento da agricultura, que é um dos pilares de nossa economia".

Participaram servidores dos escritórios da Emater-MG dos municípios da gerência regional de Cataguases, produtores rurais, sindicalistas, dirigentes de cooperativas e associações, além de dez prefeitos da região, bem como representantes de prefeitos que não puderam comparecer, secretários municipais, assessores, vereadores, além de prefeitos e vereadores eleitos para a próxima legislatura. Representando o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, que estava em viagem, compareceu o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, José de Alencar Pinto Farage. A Câmara Municipal de Cataguases foi representada pelo vereador Vinícius Machado, e também esteve presente o prefeito eleito em Cataguases, Willian Lobo de Almeida, juntamente com seu vice, o empresário Tita.

imageHISTÓRIA - Fundada em 1948, a Emater-MG é hoje a maior empresa pública do setor na América Latina. Atua de forma integrada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, abrangendo 788 dos 853 municípios mineiros, beneficiando cerca de 400 mil produtores rurais. Ao longo deste período, tornou-se referência na assistência técnica ao produtor, sendo fundamental para a execução de diversas políticas públicas voltadas a ele, além de atuar na qualificação do trabalho, de gestão e dos produtos do campo, primando pela sustentabilidade. A empresa exerce um papel estratégico no desenvolvimento sustentável do campo, gerando oportunidades de emprego e renda para seu público, com impacto também nos centros urbanos. "Este momento é de muita importância para todos nós da Emater, pois ele traduz a essência da instituição, que é promover a proximidade com os seus parceiros", destacou o gerente regional Celso Luiz de Oliveira.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação de um vídeo onde o presidente da Emater, Glênio Martins de Lima Mariano, fez um pronunciamento, parabenizando todos os servidores e parceiros da empresa e reiterando o compromisso, a dedicação e o empenho dos extensionistas em seu trabalho. Ele também se disse bastante otimista com o próximo ano. "As possibilidades se abrem e a Emater-MG se mostra cada vez mais forte e presente", concluiu. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional das ações da gerência regional e anunciado o lançamento do Portal da Agricultura Familiar (www.portaldaagriculturafamiliar.mg.gov.br), um espaço virtual que a Emater passa a disponibilizar com o objetivo de potencializar as compras públicas de alimentos produzidos pela economia familiar, registrando ofertas em todo o Estado e dando subsídios para chamadas públicas, em conformidade com a legislação atual, que, através dos programas de alimentação escolar PNAE e PAA, destina um percentual de alimentos a serem adquiridos para a merenda nas escolas públicas oriundo da economia familiar.

imageHOMENAGEM - Após várias homenagens prestadas a servidores da empresa por tempo de casa, a projetos e iniciativas de comunidades, municípios, associações, sindicatos, instituições, entre outros, o extensionista do escritório de Cataguases, Francisco Alvim de Souza (foto ao lado com José de Alencar), que comemorara em 2016 seus 40 anos de trabalho na empresa, falou de sua gratidão à Emater e a todos os parceiros, e destacou: "a melhor coisa deste trabalho é o carinho que recebemos dos agricultores, é o que nos engrandece". Ele também explicou o trabalho de extensão rural, que é levar conhecimento e informações ao homem do campo. Disse ainda da importância do extensionista estar sempre acompanhando as evoluções do setor. "Que em 2017 possamos dar as mãos, elaborar bons programas de trabalho, para sempre podermos ajudar os produtores", concluiu. Na sequência, falou o Prefeito de Rio Pomba, Fernando Antônio Dutra Macedo, representando os demais prefeitos presentes, ressaltando a alegria de dividir o momento com todos os demais parceiros da Emater. "Tivemos um grande desenvolvimento na agricultura em nossa região, graças ao apoio da Emater, que é um instrumento muito importante para todos os gestores municipais", destacou.

imageO vereador de Cataguases, Vinícius Machado (foto) se pronunciou, cumprimentando a Emater pelos seus 68 anos e destacando o trabalho realizado pela empresa junto à Associação de Mulheres Rurais de Cataguases. O prefeito eleito Willian Lobo de Almeida (foto abaixo) também falou, lembrando o começo dos projetos de agricultura familiar, que tiveram início em seu primeiro mandato como prefeito de Cataguases. Destacou sua origem na zona rural, a importância que a Emater tem no desenvolvimento daquela região e a escolha de seu futuro Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, que é funcionário de carreira da empresa.

Por fim, falaram o Secretário José de Alencar Farage, representando o prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, e o gerente regional da Emater-MG, Celso Luiz de Oliveira. José de Alencar elogiou o trabalho da empresa e destacou também a preocupação dela com o meio ambiente, "o que demonstra sua evolução e seu acompanhamento constante às necessidades de aliar o desenvolvimento do campo com a sustentabilidade e com a disseminação de conhecimento". O gerente regional agradeceu a presença de todos e lembrou que a Emater depende da parceria com os municípios.

image"Tivemos dias difíceis nestes 68 anos. Mas soubemos superar os desafios e nos modernizar, sempre em parceria com as prefeituras, que vêm nos apoiando ao longo destes anos. O propósito é sempre melhorar cada vez mais a vida do homem do campo, incentivar gerações de jovens a permanecerem na zona rural, usar as novas tecnologias para aprimorar nossa agricultura e implantar projetos sustentáveis que aprimorem a qualidade dos produtos. A luta é grande, mas estamos vencendo. E isso se deve ao empenho de nossos extensionistas e servidores, às instituições, sindicatos e associações que nos apoiam e, principalmente, aos municípios, que são os nossos principais parceiros", finalizou. A comemoração foi encerrada com um café rural. (Fotos: Cristina Quirino)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Emater-MG, extensionista, rural, homem do campo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: