Em 12/12/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

E o Girarte não para de Girar

Girarte levou até agora atividades para mais de 45 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul

Girarte levou até agora atividades para mais de 45 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul

Download
O Projeto Girarte continua a todo vapor, apesar de estar finalizando mais uma bem-sucedida fase, via Lei Rouanet, em parceria com grandes empresas da região, que lhe permitiu importantes realizações. Desde o dia 1° de outubro de 2016, porém, ele iniciou uma nova etapa via, agora, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura através do patrocínio da Energisa através do apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. 

imageNa estrada desde 2014, o Projeto Girarte, criado em Cataguases, realiza um trabalho de incontestável qualidade técnica e profissional para desenvolvimento e disseminação de linguagens artísticas em diferentes cidades e distritos. Para isso utiliza o seu histórico de sucesso priorizando a democratização cultural, promoção social e realizando um forte diálogo entre comunidade, escola, arte e educação.Itinerante por vocação, o Girarte levou até agora atividades para mais de 45 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul onde atendeu mais de 50 escolas e beneficiou, aproximadamente, 25 mil pessoas. 

Para a equipe de artistas pesquisadores em arte e educação que integram seu elenco, a gratificação em tudo o que é realizado provém da preciosa oportunidade de dividir e trocar saberes com a realidade de cada lugar e respectivas comunidades que visitam. "Quando interagimos agregamos valores e experiências ao ser artista que cada momento propaga; os olhares, sorrisos, palavras que não saem de nossas lembranças", comenta Marcus Diego de Almeida e Silva, coordenador do Projeto Girarte. 

imageSegundo sua análise "são estas as verdadeiras respostas, o retorno que recebemos do público e que nos estimulam, nos revigorando, nos fazendo empenhar cada vez mais e a superar desafios em cada etapa do Projeto e assim alcançarmos nossos melhores resultados", completou Diego. Ele até comenta que este jeito Girartiano de ser lembra a Comédia Dell'arte "atualizada, claro". Segundo ele, no lugar das carroças, eles viajam em Vans, cercados de tecnologias; trabalham com a interação de diferentes linguagens artísticas e tem em sua estrutura cênica o roteiro seguido de improvisação, além de serem, obviamente, estradeiros por excelência e investirem no amor pela arte.

Neste novo desafio lançado através do Projeto patrocinado pela Energisa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Girarte está assegurando encontros culturais em mais quinze cidades levando sempre atividades de arte-educação e oficina/ montagens com apresentações cênicas oportunizando às crianças e adolescentes por onde passa a alegria de se revelarem como artista locais, explica Marcus Diego. Ainda de acordo com este projeto que o Girarte está desenvolvendo são realizadas quatro oficinas abertas ao público, além da apresentação do espetáculo de dança "LEI" (inspirado nas leis de Newton) criado este ano em parceria com as empresas do Grupo Bauminas, Hidroazul, CBA e Energisa via Lei Rounet), que prevê apresentações em Belo Horizonte(MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa(PB).

imageSegundo a coordenação do projeto, é de extrema importância buscar e lutar por possibilidades e oportunidades para artistas do interior de Minas Gerais apresentarem seus trabalhos em outras cidades e regiões do Brasil, e até mesmo no exterior, pois além de estarem divulgando o nome e os trabalhos realizados em nossa cidade, eles vão vivenciar diferentes desafios, serão confrontados com diversas realidades e estarão promovendo o seu crescimento profissional, além de contribuírem de forma significativa com o desenvolvimento cultural e artístico dos diferentes em que passarem.

Empenhado na ampliação de sua abrangência, desenvolvimento e capacidade de atuação, o Projeto Girarte está aberto a parceiros e patrocinadores via Lei Rouanet. Para realização de todas as suas atividades o Projeto conta com o Grupo de Pesquisa Girarte, que atualmente é formado por Andreza Viana, Carlos Gonçalves, David Peixoto, Deliana Domingues, Lidiane Matias, Marcus Diego, Miriam Gaspar e Tatiane Dias.(Fotos: Bruna Nogueira, Igor Fernandez e Carlos Gonçalves) 

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Divulgação Girarte

Tags: Projeto Girarte, arte, cultura, teatro, dança





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: