Em 09/12/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Artistas e gestores culturais da cidade se reúnem para discutir o futuro do setor

Pedro Marcos, da Fundação Simão, organizou o encontro para debater a cultura na cidade

Pedro Marcos, da Fundação Simão, organizou o encontro para debater a cultura na cidade

Download
A Fundação Simão promoveu na noite de quinta-feira, 8 de dezembro, o evento "Arte pela cidade", reunindo produtores e gestores culturais, artistas e pessoas ligadas a movimentos socioculturais. Participaram o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, e o vereador Fernando Pacheco, além do Prefeito eleito para o próximo mandato em Cataguases, Willian Lobo de Almeida, e os futuros vereadores Maria Ângela Girardi e Hercyl Filho.

imageO encontro teve por objetivo discutir primordialmente dois pontos: o Fundo Municipal de Cultura e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Ascânio Lopes. A reunião foi aberta pelo gestor da Fundação Simão, Pedro Marcos de Oliveira, que falou da importância das manifestações culturais como expressão de um povo, da oportunidade de promover uma integração entre os gestores públicos, as instituições privadas e pessoas que atuam no setor cultural. Em seguida, o Secretário Zeca Junqueira explicou o funcionamento do Fundo Municipal de Cultura e a adesão do município ao Sistema Municipal de Cultura (SNC), que já está concretizada. "Somos uns dos pouco mais de 200 municípios brasileiros que já atendeu a todos os requisitos para participar do SNC, que é uma política de estado que une as três esferas de poder, federal, estadual e municipal, para promover a cultura", explicou.

O Secretário tirou dúvidas, explicou os procedimentos adotados e a importância do Conselho Municipal de Política Cultural no contexto do SNC. Houve uma discussão positiva sobre o tema, com sugestões dos presentes e uma explicação técnica feita pela funcionária da Secretaria de Cultura, Vilmara Alves, que participou diretamente de todos os trâmites para inserção de Cataguases no Sistema. Zeca Junqueira também falou sobre a Lei Ascânio Lopes e a necessidade de aprimorá-la, no que foi apoiado por todos. Também o prefeito eleito Willian Lobo deu sua contribuição, mostrando-se sensível à questão, assim como os dois vereadores eleitos presentes. 

imageOs vereadores eleitos Maria Ângela Girardi e Hercyl Neto também participaram do evento. Ela sugeriu levar ações culturais para os postos de saúde e para dentro dos hospitais como forma de democratizar a cultura. Já o vereador mais jovem da futura legislatura disse sobre os reflexos da Cultura no comércio da Cidade. Segundo ele "é visível para os comerciantes a melhoria nas vendas durante ações culturais relevantes no município, por isso sua importância em fomentar este setor em Cataguases", disse.

Ao final, ficou acordada entre todos os participantes a realização de novos encontros sobre o tema, a fim de aproximar os fazedores de cultura e arte da cidade, bem como os institutos e fundações de Cataguases, com representantes do poder público, para, juntos, discutirem ações, propostas e soluções para o setor no município. O Prefeito eleito Willian Lobo disse que a reunião foi muito positiva e serviu para aproximá-lo mais do pessoal que lida diretamente com arte e cultura na cidade. "Fico muito satisfeito com esta oportunidade de estar aqui debatendo com vocês e me comprometo a olhar a cultura, em minha administração, com mais proximidade e estar atento às demandas do setor", comentou. (Fotos: Cristina Quirino)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: cultura, Lei Ascânio Lopes, Fundo Municipal de Cultura, ações culturais





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: