Em 04/12/2016 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ordem Demolay de Cataguases destaca projeto social "Superação"

A cerimônia de iniciação de seis novos Demolays aconteceu na manhã deste domingo, 4 de dezembro

A cerimônia de iniciação de seis novos Demolays aconteceu na manhã deste domingo, 4 de dezembro

Download
Foi realizada na manhã deste domingo, 4 de dezembro, na Loja Maçônica Cataguazense, a cerimônia de Iniciação de seis adolescentes na Ordem Demolay de Cataguases. A instituição conta atualmente com trinta jovens ativos e desde sua fundação, em 2003, já passaram por ela cerca de quinhentos rapazes entre 12 e 21 anos de idade, conforme informam o presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Demolay de Cataguases, Luiz Antônio Farage e o secretário do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro, Gilmar Vecchi. 

imageA Ordem DeMolay é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criada nos Estados Unidos da América por um Maçom da cidade de Kansas City chamado Frank Sherman Land. Seu objetivo é criar bons cidadãos, que respeitam as leis, convivem em harmonia com a sociedade, auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Seus integrantes praticam sete virtudes: amor filial, devoção pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. 

O Capítulo Demolay de Cataguases foi fundado em 18 de julho de 2003 pelas lojas maçônicas Cataguazense, Obreiros da Paz, Labor e Civismo e Voluntários da Pátria, essas três de Cataguases e também pela Obreiros de Miraí. O grupo se reúne quinzenalmente e tem como presidente Bruno Abranches (foto acima com Luiz Farage) que tem mandato de seis meses. No dia em que completou 10 anos de atividade, seus membros decidiram criar o projeto social "Superação" que consiste no empréstimo de cadeiras de rodas e de banho, andador, muleta e cama hospitalar a pessoas doentes, especialmente aos mais necessitados, conforme informam Luiz Farage e Gilmar Vecchi. "Em média, fazemos nove atendimentos por mês", acrescenta Gilmar. Ele diz que as primeiras cadeiras vieram da Apae que foram reformadas pela maçonaria para serem emprestadas posteriormente. "Depois adquirimos estes equipamentos por meio de doação dos próprios maçons e através de campanhas como bingos e almoços beneficentes", explicou.

O projeto Superação está em fase de expansão, conforme explica Gilmar. Ele revelou que em breve será lançado o banco de perucas e de soutiens para mulheres em tratamento de câncer e que fizeram mastectomia. E, no futuro, o projeto pretende oferecer também atendimentos psicológico gratuito que será realizado no Bairro Bandeirantes, na sede do Conclave, no Edifício Maçônico Lysis Brandão da Rocha, perto do Clube CAT, onde também deverão ser oferecidos os serviços gratuitos de Fisioterapia, de Contabilidade e advocatícios. "Nós ainda pretendemos oferecer à população, num futuro mais distante, atendimento médico e montar um gabinete odontológico para atendimento ao público", completou. 

Para finalizar, Luiz Farage, completou dizendo que os jovens Demolays visitam creches, asilos e hospitais com frequência, e no primeiro semestre de 2017 vão realizar um evento chamado Rock Solidário e lançar um jornal interno. Outro projeto que também vai ganhar força é o de Equoterapia para pessoas deficientes. Eles também tiveram participação ativa nas campanhas de doação de sangue e de medula óssea realizadas recentemente em parceria com o Hemominas de Além Paraíba, conforme lembrou Gilmar Vecchi. 

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Ordem Demolay, Capítulo, Maçom, Maçonaria, Spueração





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: