Em 01/12/2016 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Aluno da Escola Dr. Norberto, Leandro Piobello, lança livro de poemas

Leandro Piobello junto de seus familiares e a direção da escola durante o lançamento de seu livro

Leandro Piobello junto de seus familiares e a direção da escola durante o lançamento de seu livro

Download
A Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, que fica no bairro Ganjaria, em Cataguases, realizou na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, o lançamento do livro de poesias do aluno Leandro Piobello, do 8º ano. "Meus Primeiros Versos" reúne, literalmente, a obra inicial deste poeta adolescente, de apenas 13 anos de idade, de talento inquestionável, e que recebeu da própria escola juntamente com sua família, o incentivo e apoio para produzir seus poemas. Na ocasião, ele autografou a obra que teve edição limitada patrocinada pela própria escola.

imageA solenidade festiva de lançamento da obra foi coordenada pelo vice-diretor da escola, Rodrigo Areal e contou com as participações da também vice-diretora Mara Oliveira, da supervisora Fernanda Guilhermino, da analista da Superintendência Regional de Ensino, Krissanty Fourakis, da professora de Português, Mariele Furtado, e da diretora da Escola Municipal Monsenhor Solindo, Renata Abrita , responsável pela diagramação do livro, além da tia de Leandro, Maria de Fátima e da mãe dele, Heloísa de Fátima da Cunha. A diretora da Escola Dr. Norberto, Alessandra Menezes, está de licença médica.

Rodrigo Areal abriu a Manhã Literária convidando um grupo de alunas a declamar os poemas de Leandro, que foram muito aplaudidos pelos colegas. O rapaz, tímido com as palavras, como vários poetas consagrados da literatura mundial, agradeceu o apoio recebido da escola e de seus familiares. Em seu poema "Vida de trabalhador", um dos versos revela sua preocupação com a segurança de quem sai de casa para ganhar o pão de cada dia: "Falta mais segurança/para que em paz/ele possa trabalhar/e para os seus filhos um/futuro melhor entregar", diz encerrando o poema em que revela, também, maturidade. 

imageO livro de Leandro, explica Mariele, sua professora e responsável pela revisão do texto, é fruto do projeto "Escrevi na Escola", que propõe valorizar a produção escrita e, principalmente, incentivar o desenvolvimento de talentos de seus estudantes. Segundo ela, "este primeiro livro reúne poemas de temas variados que revelam sentimentos, experiências, visão de mundo e pequenas homenagens realizadas pelo Leandro", conta. Ela completa lembrando que tudo começou com um poema que ele escreveu para o FestVida e devido a qualidade do texto, foi incentivado a escrever novas poesias. "Estava descoberto um novo talento", disse Mariele.

Leandro, de 13 anos, é um adolescente criativo, comunicativo e brincalhão, como se autodefine. Adora andar de bicicleta, ver vídeos na internet, criar poemas (claro!) e conversar com os amigos. Sua frase predileta é do músico Chorão: "Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir". O livro preferido dele é "Na rota do perigo", de Marcos Rey, além de gostar de poemas de vários autores, como Drummond e Cecília Meireles, por exemplo. Para ele, descobrir a poesia permitiu se expressar sobre seus sentimentos e opiniões.

image

Veja as fotos do lançamento do livro na galeria abaixo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Dr. Norberto, escola estadual, Granjaria, aluno, poema, livro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: