Em 25/11/2016 às 18h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Audiência Pública vai concluir Plano de Saneamento Básico de Cataguases

Plano Municipal de Saneamento Básico de Cataguases terá segunda audiência pública em dezembro

Plano Municipal de Saneamento Básico de Cataguases terá segunda audiência pública em dezembro

Download
Vai acontecer no dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Cataguases, uma audiência pública para a apresentação do Relatório Preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cataguases (PMSB), pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Será a última reunião para discussão do PMSB antes que ele seja finalizado e, em seguida, enviado ao legislativo para a votação da Lei de Saneamento Básico do município.

Toda a população está convidada a participar da audiência "Nesta oportunidade, os cataguasenses têm a última chance de apresentar sugestões e reivindicações, marcando o processo de conclusão do plano", explica a servidora da Secretaria, Anluizi Cejara da Costa (foto abaixo), que é engenheira ambiental. Segundo ela, com as diretrizes estabelecidas pelo PMSB, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal, ele torna-se um documento estratégico de planejamento e de gestão participativa, sendo obrigatório o cumprimento das propostas e metas nele estabelecidas por parte da prefeitura. 

imageO PMSB é um documento onde é realizado o diagnostico da situação atual dos serviços de saneamento básico, identificando os principais problemas relacionados a cada serviço prestado no município, e as metas para melhorias dos mesmos. O saneamento básico é definido pela Lei Federal 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relacionados aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, "serviços que são direitos básicos de todos os cidadãos e devem ser realizados pelo poder público em conjunto com os órgãos municipais, estaduais e federais", explicou a engenheira.

Para chegar ao Relatório atual, foram realizadas duas reuniões preliminares, a primeira no dia 16 de junho e a segunda em 4 de outubro. "Nestas reuniões, apresentou-se o diagnóstico e o prognóstico da situação no município. Por isto, a audiência pública do próximo dia 8 é de suma importância, pois ela vai estabelecer o projeto final. A participação da população é fundamental para que possamos melhorar ainda mais o documento, atendendo as demandas que forem apresentadas e as sugestões da sociedade, de modo a tornar o documento o mais abrangente possível, uma vez que a partir dele teremos a Lei Municipal de Saneamento Básico de Cataguases", concluiu Anluizi Costa.(Fotos arquivo e Cristina Quirino)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: Saneamento Básico, Plano Municipal, Copasa, água, esgoto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: