Em 23/11/2016 às 12h09 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

OAB Cataguases e Vara do Trabalho realizam seminário sobre a realidade da mulher

Seminário reuniubom público no Educandário Dom Silvério e tratou da violência e a realidade vivida pela mulher hoje

Seminário reuniubom público no Educandário Dom Silvério e tratou da violência e a realidade vivida pela mulher hoje

Download
A OAB de Cataguases juntamente com a Vara do Trabalho também desta cidade realizaram na noite desta terça-feira, 22 de novembro, no auditório do Educandário Dom Silvério, o Seminário "Figuras do Feminino - Direitos e Histórias" que contou com a participação de seis participantes mulheres e a presença de grande público, em sua maioria feminino, entre eles a vereadora eleita Maria Ângela Girardi, o presidente da OAB Cataguases, Márcio Fachini Garcia e o juiz titular da Vara do Trabalho em Cataguases, Tarcísio Correia de Brito, entre outros.

imageO evento foi aberto pela vice-presidente da OAB-Cataguases, Karina de Oliveira Martins Ferreira Carvalho, que deu as boas vindas às palestrantes convidadas que agradeceu ao idealizador do evento, o Juiz Tarcísio Brito. O seminário foi organizado pelas advogadas Janete Mouzinho, Patrícia Mendonça, Mônica Teixeira, Cecília Araújo, Fernanda Leonardo e Ana Paula Monerat, juntamente com funcionários da OAB. Antes dos módulos, as atrizes Carol Abritta e Júlia Hessel, dirigidas por Carlos Sérgio Bittencourt, apresentaram um esquete com textos alusivos à força da mulher extraídos de escritores consagrados. Foram calorosamente aplaudidas ao final.

O seminário foi dividido em módulos sendo que o primeiro contou com a participação de Carolina Damasceno, assistente social da Casa de Maria e a delegada em Leopoldina, Gisela Borges de Mattos. Elas contaram suas experiências profissionais no dia a dia de violência contra a mulher e relatos de submissão pela qual muitas mulheres ainda hoje são obrigadas a viver por motivos diversos, inclusive violência doméstica. A frase que resume este módulo é a que foi citada coincidentemente pelas duas palestrantes e que vem sendo usada para romper um paradigma: "Em briga de marido e mulher quem está de fora mete a colher". O objetivo é que ao divulgar esta nova ideia mais denúncias de crimes contra a mulher ocorram e com isso diminua a violência doméstica.

imageNo segundo módulo a juíza do trabalho em Cataguases, Patrícia Vieira Nunes e a professora de Direito Penal da Universidade Federal de Viçosa, Luciene Rinaldi Colli, abordaram "A Mulher na Constituição enquanto tutelada pela Legislação especial: casosEquilibrio entre trabalho e família", apresentada por aquela magistrada e, em seguida, Violência Doméstica, pela professora Luciene. No primeiro painel, Patrícia mostrou o desdobramento da mulher para dar conta dos seus afazeres. "Mesmo casada a mulher trabalha mais em casa", afirmou. E citou diversos casos em que a mulher é, reconhecidamente, mais exigida no trabalho sem ter a contrapartida em reconhecimento profissional e salarial. A professora Luciene Rinaldi falou de sua experiência à frente do programa Casa das Mulheres, na Universidade Federal de Viçosa.

O terceiro módulo da noite encerrou a apresentação contou com a participação das palestrantes Ana Tereza Baêta Campomizzi e JudithEuchares Ricardo de Albuquerque que participaram do painel "Diálogos: por ser mulher". O juiz titular da Vara do Trabalho, Tarcísio Brito fez o encerramento do evento onde destacou o momento de discussão e de aprendizado e agradeceu a parceria com a OAB-Cataguases. Márcio Fachini Garcia, presidente da entidade também elogiou a iniciativa e disse que eventos como este são "enriquecedores" e que fazem parte da programação de sua diretoria. "Nós estamos sempre investindo em conhecimento e na promoção de eventos que promovam a qualidade técnica do advogado", comentou.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: OAB Cataguases, Vara do Trabalho, seminário, módulo, feminino





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: