Em 16/11/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Exposição "Reconhecendo Cataguases" fica aberta até sexta-feira, no Centro Cultural Eva Nil

É uma exposição de trabalhos escolares dos alunos que estudam nas instituições de ensino do município e que participam do projeto de Educação Patrimonia

É uma exposição de trabalhos escolares dos alunos que estudam nas instituições de ensino do município e que participam do projeto de Educação Patrimonia

Download
Está aberta à visitação até a próxima sexta-feira, 18 de novembro, a mostra "Reconhecendo Cataguases", na sala de exposições do Centro Cultural Eva Nil (antiga Estação Ferroviária). Trata-se de uma exposição de trabalhos escolares dos alunos que estudam nas instituições de ensino do município e que participam do projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Demphac (Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases). A mostra pode ser visitada de 9h às 17h.

imageSegundo a responsável pelo projeto na cidade, a pedagoga Virgínia Ribeiro de Souza, a exposição é a culminância do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano nas escolas. Em 2016, participaram dele doze escolas municipais e uma estadual, mas a iniciativa é aberta a todas as instituições interessadas. "Basta que a direção da escola entre em contato com o Departamento", explica.  Na mostra deste ano, são apresentados os trabalhos de alunos de oito escolas que participam do projeto.

Iniciado em 2008, o projeto de Educação Patrimonial tem por objetivo mobilizar crianças e jovens sobre o patrimônio cultural existente na cidade, de modo a conscientizá-los sobre sua importância, relevância e preservação. Conforme explica Virgínia Ribeiro, os professores, supervisores e diretores das escolas participantes recebem várias capacitações ao longo do ano, para que atividades relacionadas ao tema sejam desenvolvidas em sala de aula e no âmbito escolar. Também acontecem visitas guiadas, quando os estudantes conhecem de perto os monumentos, prédios e locais tombados na cidade e recebem informações a respeito deles.

Virgínia Souza, que recebeu este ano um prêmio da Energisa (concessionária de energia da cidade), pelo trabalho que desenvolve, conta que a novidade em 2016 foi uma parceria com as associações de moradores dos bairros onde se encontram as escolas que estão participando do projeto. Esta parceria permitiu que os estudantes fizessem um levantamento do potencial cultural de seu bairro, mapeando todo o tipo de expressão artística e manifestações populares em suas comunidades. O projeto de Educação Patrimonial, explica Virgínia Ribeiro, é também revertido ao município através do ICMS Cultural, uma vez que ajuda na pontuação que Cataguases recebe anualmente.

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: monumento, exposição, Virgînia Ribeiro, Eva Nil, cultura, Centro Cultural





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: