Em 09/11/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Deputado Dr. Wilson Batista tem lei aprovada para monitorar qualidade das mamografias em MG

Lei sancionada quer reduzir laudos equivocados, que superam 25%, contra 10% aceitos internacionalmente

O objetivo é reverter o elevado índice de laudos equivocados de mamografia no Brasil,

O objetivo é reverter o elevado índice de laudos equivocados de mamografia no Brasil,

Download
Foi sancionada pelo governador Fernando Pimentel a Lei 22.290/16, de autoria do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que estabelece dez diretrizes que devem ser observadas pelo poder público para monitorar a qualidade dos exames de mamografia realizados nas redes pública e privada de saúde do Estado.

Segundo o autor da proposta, o objetivo é reverter o elevado índice de laudos equivocados de mamografia no Brasil, que, segundo ele, supera os 25%, enquanto o percentual aceitável internacionalmente é de 10%. "Isso implica dois problemas: a paciente que não está doente e tem laudo positivo e aquela cuja mamografia não denuncia nada, mas ela está doente. Já convivi com isso." - afirmou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, a nova lei contribuirá para o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que um exame com alto padrão de qualidade pode visualizar, em 85% a 90% dos casos, um tumor dois anos antes de ocorrer acometimento ganglionar em mulheres com mais de 50 anos de idade. Há ainda o consenso médico de que a mamografia, atualmente, é o método mais eficaz para o diagnóstico precoce do câncer da mama, ressalta o parlamentar. (Foto: Assessoria de Comunicação do Deputado Doutor Wilson Batista)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Doutor Wilson Batista

Tags: mamografia, Doutor Wilson Batista, deputado





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: