Em 08/11/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Reunião sobre a água da represa Barra do Braúna termina sem solução

Participantes saem do encontro preocupados e problema continua sem prazo para ser solucionado. Água da represa está contaminada por cianobactérias

Reunião termina sem definir ações para despoluir a água da represa de Barra do Braúna

Reunião termina sem definir ações para despoluir a água da represa de Barra do Braúna

Download
Foi realizada nesta segunda-feira, 7 de novembro, na Prefeitura de Recreio (59 Km de Cataguases) uma reunião marcada pela Barra do Braúna Energética S/A, empresa do grupo Brookfield que construiu a UHE Barra do Braúna, para tratar da qualidade da água do reservatório daquela Usina que está contaminada por cianobactérias, que se consumida pelo homem pode provocar problemas no fígado e neurológicos. A empresa, porém, não apresentou nenhuma solução para o problema e ainda quer uma ação conjunta das prefeituras no sentido de descontaminar a água do lago.

Segundo os representantes da empresa "o caso com o lago é novo e não estamos preparados para passar por isso", revelou o Site Pólis. Participaram do encontro pela Barra do Braúna Energética S/A, Bernardo Gravino, Wagner Akihito, Gustavo Sbrissia e Lucas Lagrotta. O vereador Paulinho Pintor que pediu uma Audiência Pública sobre o assunto, mas acabou tendo que se contentar com uma reunião agendada pela empresa de última hora, saiu frustrado, mas conformado do encontro:  "A ideia era de uma audiência pública, com a presença de vários setores da sociedade, para que todos entendessem a gravidade do problema, mas, infelizmente não foi assim", comentou.

Para a Brookfield o surgimento das cianobactérias deve-se à seca e à poluição às margens do rio Pomba. A solução, de acordo com os técnicos da empresa, no curto prazo, passa pelas chuvas que, segundo eles ajudariam a resolver o problema, mas que a longo prazo será necessária a participação das prefeituras dos municípios às margens do Rio Pomba, através de obras de tratamento de esgoto, evitando assim de jogar água poluída na represa. O prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, disse disposto a contribuir, mas lembrou que está no final de seu mandato. Ficou decidido então que as cidades vizinhas e entidades estaduais de saúde vão elaborar um projeto de ação e apresentá-lo à Barra do Braúna Energética que deverá ser implementado em parceria com aquela empresa.

Participaram também da reunião, Alberto Felix Yasbick, superintendente da SUPRAM Zona da Mata; Ana Luísa Simões Silva, secretária municipal de saúde; Jadir Heleno Simão Araújo, secretário municipal de desenvolvimento econômico e sustentável; Antônio Edilso Lima de Bem, responsável técnico do SAAE; Fabrísio Brito de Barros, presidente da Câmara Municipal; Leandra Rosa, representante da vigilância epidemiológica. Nenhum pescador ou produtor rural foi convidado a participar. (Fotos: Site Pólis)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Site Pólis

Tags: cianobactérias, Barra do Braúna, reservatório





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: