Em 04/11/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Água do reservatório de Barra do Braúna continua imprópria para banho e pesca

A água da represa formada pela UHE Barra de Braúna está imprópria para banho e pesca

A água da represa formada pela UHE Barra de Braúna está imprópria para banho e pesca

Download
O reservatório da UHE Barra do Braúna, situada entre Recreio, Laranjal, Cataguases e Leopoldina está impróprio para uso e pesca. A empresa detectou no dia 21 de junho altos índices de cianobactérias na água. No dia 27 de setembro daquele mesmo mês o Programa de Monitoramento de Qualidade das Águas do Resevatório expediu novo boletim obtendo o mesmo resultado e no dia seguinte informou a situação à Supram Zona da Mata. Por conta disso não é recomendada utilização do lago para lazer nem pesca. A Brookfield Renewable, responsável pela Hidrelétrica, instalou placas no local informando sobre os riscos à saúde.

imageO vereador de Recreio, Paulinho Pintor (foto), preocupado com a situação, enviou ofício à empresa solicitando a realização de uma audiência pública naquela cidade para esclarecimentos sobre o fato. Em resposta, a Brookfield manifestou-se favorável ao encontro e ficou de agendar data, o que não aconteceu até o fechamento desta edição, para decepção de Paulinho que esperava uma postura mais ágil por parte daquela empresa. "Queremos que um representante da Brookfield converse com a população, esclareça as dúvidas que estão no ar, principalmente, sobre os perigos que essa bactéria pode causar ao ser humano", disse o vereador Paulinho Pintor ao site Pólis Recreio.

Após a divulgação da presença de cianobactérias na água da represa de Barra do Braúna, a Secretaria Municipal de Saúde de Recreio e a Vigilância Sanitária e Ambiental da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina também estão cobrando esclarecimentos da Brookfield sobre o episódio. Após a resposta ao vereador a empresa não voltou a se manifestar sobre o assunto. Cianobactérias na água produzem cheiro e paladar desagradáveis por causa das toxinas que liberam, maléficas ao fígado e ao sistema neurológico, por isso a água do lago de Braúna está imprópria ao banho e pesca. (Foto principal reprodução Internet e acima gentilmente cedida pelo site Pólis Recreio)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações de Pólis Recreio

Tags: reservatório, lago, Barra do Braúna, pesca, banho





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: