Em 26/10/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Dengue volta a ameaçar segundo levantamento realizado pelo setor de Endemias

O Levantamento realizado pelo Controle de Endemias do Município detectou focos do mosquito em diversos bairros da cidade

O Levantamento realizado pelo Controle de Endemias do Município detectou focos do mosquito em diversos bairros da cidade

Download
A Coordenadoria de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou de 17 a 19 de outubro o segundo Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus (LIRAa). Trata-se de metodologia que ajuda a mapear os locais com maior presença dos mosquitos que transmitem a dengue e outras doenças no município. Conforme informou o responsável pelo setor, Alencar Norte, foram pesquisados 1425 imóveis, dos quais 16 tiveram resultado positivos e 17 apresentaram focos do Aedes Aegypti, em dez bairros da cidade.

Os bairros com resultados positivos e seus respectivos índices, bem como o de infestação predial e depósitos predominantes são: Reta da Saudade, com 25%, principalmente em tambores; Bela Vista, com índice de 7,14%, predominantemente em ralos; Dico Leite, com índice de 5,26%, em vasos sanitários, piscinas e tambores; Pouso Alegre, com 5,26% em caixas d’água; Vila Domingos Lopes, com 4,76%, principalmente em potes; Ponte Alta, com índice de 4,44% em bebedouros e pneus; Menezes, com  4,08% em ralos, tambores e lonas; Santa Clara, índice de 3,33% em tambores e frascos; Ana Carrara, com 2,38% em panelas; bairro Haidêe, com índice de 1,30%, principalmente em ralos; e Vila Reis com 1,17% em vasos sanitários e frascos.

O trabalho também foi realizado nos distritos, onde, conforme explica Alencar Norte, também foi verificada a presença do vetor. Em Vista Alegre, o índice foi maior, de 3,03%, em caixas d’água, latas, tambores, caixas de gordura e bebedouros de animais. Conforme informou o coordenador do setor de Controle de Endemias, a média do índice de infestação predial por Aedes aegypti – IIP no município ficou em 1,1 % e o índice de infestação por Aedes Albopictus ficou em 0,2 %.  "Ressaltamos que o Índice de infestação predial preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%", afirmou Alencar Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: dengue, LIRAa, levantamento, pesquisa, casas, bairros





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: