Em 20/10/2016 às 15h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar se reúnem para combater o trote

Encontro aconteceu nesta quarta-feira, em Juiz de Fora, reunindo representantes das 94 cidades da região

As três instituições debateram ações integradas para combater o trote, seja nas ruas ou nas escolas.

As três instituições debateram ações integradas para combater o trote, seja nas ruas ou nas escolas.

Download
O trote telefônico é um dos principais vilões do trabalho do SAMU, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Em algumas épocas do ano o índice destas ligações falsas a estas instituições alcançam a impressionante marca de quarenta por cento, um número que impressiona e que significa, em última análise, desperdício de dinheiro público e até em morte porque quando estes profissionais estão atendendo a um trote deixam de dar socorro a quem realmente necessita. 

Por conta disso, a manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, foi marcada pelo encontro entre SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A reunião, aconteceu no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE), em Juiz de Fora e teve como objetivo fazer um alinhamento em prol do combate ao trote destinado às instituições. Antes de debater o tema, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Júlio César Oliveira de Andrade, apresentou a estrutura do Consórcio e o fluxo de atendimento por meio da Central de Regulação, que aciona as bases descentralizadas para o socorro, ao longo dos 94 municípios que compõem o CISDESTE, totalizando aproximadamente 1,6 milhão de habitantes.

imageEm seguida, as instituições debateram ações integradas para combater o trote, seja nas ruas ou nas escolas e viram nesta relação entre SAMU, Bombeiros e PM uma grande oportunidade para baixar o número de ligações desnecessárias e equivocadas. "As três instituições têm sido prejudicadas pelo alto número de trotes que é destinado às suas respectivas centrais e, por isso, é fundamental conscientizar ainda mais as pessoas sobre a importância de se ligar apenas quando o caso for real e necessário", explicou Júlio César.

O número de ligações falsas para o 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros é preocupante. A média é de 30 trotes por dia, chegando a 900 por mês, em cerca de 9 mil ligações mensais, representando 10% do total de ligações. De acordo com o Tenente BM Guilherme Cantelle, Comandante do 4º Pelotão de Leopoldina, "em se tratando de criança, a gente pede aos pais que monitorem os filhos. Pedimos aos pais que colaborem, porque esta atitude já nos ajudaria bastante."

Passar trote é crime e pena prevê prisão e multa
A PM lembra que trote é crime e a pena pode variar de um a seis meses de prisão e multa ou de um a seis anos de reclusão, dependendo do tipo de crime.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: O Vigilante Online

Tags: trote, telefone, SAMU, Bombeiros, Polícia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: