Em 23/09/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

UFV reforça medidas para economia de água devido à escasses de chuva

A UFV também divulgou que instalou mais purificadores de água e colocou em funcionamento novos poços artesianos.

A UFV também divulgou que instalou mais purificadores de água e colocou em funcionamento novos poços artesianos.

Download
Diante da escassez de chuva, a Universidde Federal de Viçosa (UFV) reforça nesta semana as medidas para economia de água no campus e orienta que a comunidade economize o recurso.

Serão instalados redutores de pressão em torneiras e chuveiros das moradias estudantis e na Biblioteca Central. De acordo com a pró-reitora de Administração Leiza Granzinolli, a peça pode reduzir em até 60% o volume de água gasto. Ela destacou que a colaboração de funcionários e estudantes precisa continuar para assegurar o encerramento do semestre letivo.

A UFV também divulgou que instalou mais purificadores de água e colocou em funcionamento novos poços artesianos. Nesta semana, a instituição deve voltar a abastecer alguns setores com caminhão-pipa, diminuir a oferta de folhosos no Restaurante Universitário (RU) e suspender, entre outros serviços, o de lavagem de carros.

A universidade e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) mantêm um sistema de monitoramento da vazão, da captação do ribeirão São Bartolomeu e do volume de água da represa do campus.

Racionamento
De acordo com o Saae, não há previsão de término para o racionamento que começou em 17 de maio deste ano em Viçosa.

"O momento é de alerta. Não estamos tendo a quantidade de chuvas esperadas para uma situação confortável. Caso volte a chover com relevância, a situação se normalizará. Caso contrário, demais medidas emergenciais serão adotadas para minimizar os impactos da possível falta de água em alguns pontos da cidade, dando continuidade às já tomadas", explicou em nota enviada ao G1.

A ETA I - Pintinho abastece cerca de 30% da cidade a partir da captação da represa da UFV, que recebe água dos mananciais do Ribeirão São Bartolomeu. Os outros 70% são abastecidos pela ETA II - Violeira, que capta da bacia do Rio Turvo Sujo.

Em outubro de 2015, o Executivo assinou o Decreto 4891, elevando a situação de Viçosa para "estado de emergência". Além de proibir festas que incentivem o alto consumo de água com lama, tinta, espuma e similares, estabeleceu um plano de contingência para articular ações de curto, médio e longo prazo para amenizar a falta de água no município.

A Comissão de Acompanhamento da Crise Hídrica instituída ainda atua. Uma lei foi aprovada na Câmara Municipal tornando mais severa a punição para pessoas que cometem uso indevido ou desperdício de água com aplicação de multa de até R$ 402 ou até corte na água do infrator.

Os moradores podem denunciar o desperdício do vizinho ou de qualquer pessoa que esteja ferindo as leis municipais para os telefones de plantão da SAAE, que são (31) 3892-6000 e (31) 3899-5600.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: água, chuva, racionamento, Viçosa, Universidade, abastecimento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: