Em 21/09/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Estação Ecológica e APAE realizam evento conjunto sobre inclusão e Meio Ambiente

A caminhada dos alunos da Escola Guido Marlière deu início ao evento que começou às 8h30min

A caminhada dos alunos da Escola Guido Marlière deu início ao evento que começou às 8h30min

Download
Foi aberta nesta manhã de quarta-feira, 21 de setembro, na sede da APAE em Cataguases a Semana Florestal e Luta Nacional das Pessoas com Deficiência. Pela primeira vez, os dois eventos foram celebrados juntos, em homenagem à inclusão, como destacou a diretora daquela entidade, Elizabete Dornelas, já que dia 21 é dedicado à luta da pessoa com deficiência. A solenidade teve início às 8h30min com alunos da Escola Estadual Guido Marlière saindo em caminhada até à APAE.

imageA cerimônia contou também com a presença de representantes de diversas entidades como o coordenador da Estação Ecológica Água Limpa e organizador da Semana de Meio Ambiente, Felipe Parizi; da Coordenadora do IEF, Priscila Lengruber; o presidente da APAE, Ricardo Pinto e da diretora daquela instituição, Elizabete Dornelas; o representante da Polícia Militar, sargento Rogério Tobias Norte, representantes de escolas da rede pública de ensino e da Hidroazul uma das patrocinadoras do evento.

Após a execução dos hinos Nacional e do Município, Ricardo Pinto deu as boas vindas ao público, basicamente infantil, presente ao local, dizendo que a APAE estava "orgulhosa de poder sediar aquele evento". Agradeceu a presença de todos, especialmente a Felipe Parizi, pela iniciativa e por fazer valer o princípio da inclusão. 

imageEm seguida, o próprio Felipe agradeceu aos alunos da Guido Marlière pela participação no evento e elogiou a APAE pelo trabalho que realiza. Segundo ele "hoje me sinto mais incluído na sociedade por estar participando aqui deste evento porque a APAE nos deu esta abertura para que a sociedade pudesse conhecer sua realidade", disse. Ele também falou - com a participação das crianças - sobre a importância da natureza em nossa vida.

A diretora da APAE, Elizabete Dornelas convidou a todos a conhecer as oficinas da APAE "onde realizamos trabalhos de grande qualidade", assegurou. Ela disse que inclusão é "conviver com a diferença e ser alguém melhor. Uma escola inclusiva é muito mais do que ter rampas e banheiros adaptados", acrescentou. Elizabete completou dizendo que "hoje, com este evento em comum, estamos vivendo a inclusão na prática", disse.

imageAté o dia 23 próximo uma série de eventos vão acontecer na Estação Ecológica Água Limpa envolvendo alunos da rede pública como passeios por trilhas e palestras educativas nos períodos da manhã e tarde. 

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Foi instituído em 1982 e a data escolhida pela proximidade com a Primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e forma de divulgar as lutas por inclusão social.

image

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Estação Ecológica, APAE, inclusão, florestal, deficiência





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: