Em 09/09/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Grupo teatral apresenta peça de Ariano Suassuna neste sábado em Cataguases

A peça começa às 20 horas deste sábado, 10, no Centro Cultural Humberto Mauro

A peça começa às 20 horas deste sábado, 10, no Centro Cultural Humberto Mauro

Download
Neste sábado, 10 de setembro, às 20 horas, o Centro Cultural Humberto Mauro vai receber a Cia Teatral Mutum para encenar a peça teatral "Farsa da Boa Preguiça". O texto é de autoria do renomado escritor Ariano Suassuna, sinônimo de qualidade, e tem direção de Cassiano Camisão, figurino de Sueli Sanseverino e Iluminação de Roberta Silva, além de grande elenco. O espetáculo faz parte do projeto "Mutum por Minas Gerais" aprovado no prêmio de artes cênicas de Minas Gerais. Os ingressos custam apenas R$ 10.

imageA peça
Farsa da Boa Preguiça, é uma adaptação do livro homônimo de Ariano Suassuna, escrito na década de 60, que conta a história de Joaquim Simão (Fabiano Martins), um poeta de cordel, preguiçoso, casado com a religiosa Nevinha (Sueli Sanseverino), que tenta convencer o marido a trabalhar. Na mesma vila moram Aderaldo Catacão (Cassiano Camisão), muito rico e avarento, e sua esposa Clarabela (Stéfany Dias), mulher pseudo-intelectual. O casal possui um relacionamento aberto, Aderaldo é apaixonado por Nevinha e Clarabela se insinua para Simão. Três demônios fazem de tudo para que caiam no pecado. Enquanto dois santos tentam intervir, Jesus Cristo observa e avalia toda a situação.

A adaptação feita para a concepção do espetáculo, é resultado de uma série de pesquisas realizada pela companhia sobre as linguagens utilizadas no teatro popular, passando por elementos da Comédia Dell´arte e o Teatro Mambembe, assim como a utilização do teatro de máscaras, resultando em uma montagem onde se explora o uso de elementos simples, como a utilização do bambu como base de cenografia, os degradês de cores fundamentais nos figurinos entre outros.
Os próprios atores cantam, dançam e tocam diversos instrumentos como violão, escaleta e percussão.

A peça recebeu os prêmios de melhor cenário, melhor trilha sonora, melhor figurino, melhor ator para Fabiano Martins e melhor Direção com Cassiano Camisão, nos festivais que participou até o momento, e é sucesso de crítica na região.

Em 2016 foi comtemplada com o prêmio Cena Minas de Circulação de Espetáculos Teatrais e com o Fundo Estadual de Cultura para realizar Circulação por cidades Mineiras.

imageA companhia Mutum
A Cia Teatral Mutum é um grupo formado em 2012, mas composto por atrizes e atores profissionais com mais de 10 anos trabalhando no fazer teatral, que vieram de outras companhias e se juntaram para criar um novo grupo com administração e linguagem própria. Desta forma o Mutum vem trabalhando a diversidade com o objetivo de levar a mensagem de um teatro verdadeiro que transforme a vida das pessoas e dos lugares por onde passa.

Desde sua criação a companhia já realizou oficinas teatrais, intercâmbios com grupos de outras cidades, participaram de apresentações, cursos e encontros, como o Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases e o Curso de Teatro Físico baseado em Etiénne Decroux, em Lisboa, Portugal. Realizou também apresentações de suas montagens em Ubá e Festivais.

A Cia vem ao longo desse tempo buscando sua identidade, trabalhando conceitos da "multiplicidade de linguagens" do Teatro de Rua, realizando pesquisas sobre as linguagens utilizadas no teatro popular, passando por elementos da Comédia Dell´arte e o Teatro Mambembe, assim como a utilização do teatro de máscaras. (Fotos gentilmente cedidas por Cia Teatral Mutum)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações da Cia Teatral Mutum

Tags: peça, teatro, Ariano Suassuna, Cia Mutum, Cultura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: