Em 29/08/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Calçadão ganha Rede de Comerciantes Protegidos da Polícia Militar

Os comerciantes participantes vão receber uma placa alusiva à participação no programa

Os comerciantes participantes vão receber uma placa alusiva à participação no programa

Download
Está funcionando desde o último dia 22 de agosto, entre os lojistas e demais comerciantes instalados no Calçadão da Rua Coronel João Duarte, em Cataguases, o Programa Rede de Comerciantes Protegidos. Implantado pela 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases, a iniciativa tem como objetivo reduzir a criminalidade no comércio e conta como responsáveis os militares subtenente Rocha e o sargento Pacheco.

O Programa foi criado sobre a plataforma de mensagens do aplicativo Whatsapp e é bastante simples e eficiente, garante o subtenente Rocha. Segundo explica, os usuários do sistema - que não tem custo para participar - precisam apenas trocarem informações sobre segurança patrimonial e comercial através de mensagens via celular utilizando o aplicativo. 

Os comerciantes que queiram participar precisam, inicialmente fazer um cadastro e cumprir algumas regras básicas dentro do grupo como, por exemplo, não utilizar o espaço para fazer brincadeiras nem enviar piadas, mantendo o grupo livre exclusivamente para a troca de informações importantes sobre assuntos pertinentes à segurança do comércio, como por exemplo, para relatar a presença de suspeitos ou mesmo de eventuais furtos em que o autor tenha conseguido fugir.

Além disso, os policiais também se comunicam com os demais membros do grupo encaminhando mensagens de autoproteção e de orientação a fim de aumentar o nível de segurança de seus estabelecimentos, monitora os comunicados para agir de forma eficaz no momento da demanda, explica Rocha. A iniciativa, que foi criada em Belo Horizonte há seis como desdobramento do Programa Rede de Vizinhos Protegidos, já é realidade em diversas cidades do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: comércio protegido, Polícia Militar, lojistas, segurança





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: