Em 21/08/2016 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto alerta produtores rurais da Zona da Mata sobre a prevenção de incêndios florestais

Realizado pela CBA, Programa de Educação e Comunicação Socioambiental orienta agricultores da região no período mais crítico do ano

Técnico do Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA) orienta agricultor sobre como preservar sua propriedade

Técnico do Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA) orienta agricultor sobre como preservar sua propriedade

Download
Produtores rurais de cinco municípios da Zona da Mata mineira foram alertados sobre cuidados que devem ser tomados em suas propriedades, em relação ao período seco do inverno e as possibilidades de ocorrência de queimadas ou incêndios florestais, comuns nessa estação. Na segunda quinzena de agosto, técnicos do Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), realizado pela CBA, visitaram os agricultores, visando orientá-los sobre como preservar suas propriedades e o meio ambiente. Além disso, o projeto realizou blitzes com caminhoneiros para conscientizar sobre a importância de evitarem danos ambientais. Participam das atividades São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí e seus distritos Santo Antônio do Rio Preto e Dores da Vitória, Muriaé e o distrito de Pirapanema e Rosário da Limeira.
 
Entre julho e setembro, a ocorrência de queimadas nas propriedades rurais aumenta consideravelmente, devido à estiagem e à baixa umidade relativa do ar. Isso favorece a propagação rápida do fogo que pode destruir lavouras, pastagens e florestas, além de matar animais. Portanto, o alerta aos agricultores é de extrema importância, visto que a maioria desses casos é provocada pelo homem, de forma proposital ou acidental, na limpeza de pastos, preparo do solo, desmatamento ou até na colheita.
 
A conscientização em educação ambiental é o foco do PECA e está presente em suas ações com a comunidade e com os empregados da CBA. As atividades estimulam a formação de cidadãos mais engajados na preservação dos recursos naturais, buscando despertar uma visão crítica, voltada para a qualidade de vida local e para a preservação do meio ambiente. "Com essa iniciativa, a CBA contribui para que os recursos naturais sejam preservados. O PECA é uma maneira de incentivar nosso público interno e as comunidades a adotarem hábitos de conservação do meio ambiente", avalia Ricardo Vinhal gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da CBA.
 
Blitzes com caminhoneiros
A campanha de conscientização dos motoristas tem o intuito de prevenir focos de incêndios e queimadas às margens das pistas, causadas muitas vezes por pontas de cigarro e fogueiras. O contato da vegetação seca com as bitucas de cigarro, lançadas pelas janelas dos veículos, provocam danos ao meio ambiente e também à população que vive ao redor.
 
Programa de Educação e Comunicação Socioambiental
As Unidades de Mineração da CBA desenvolvem o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desde 2001, com o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente. A ideia é contribuir para a preservação, utilização sustentável e a busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. A iniciativa auxilia, também, a comunidade, professores, estudantes, colaboradores e seus familiares a analisarem criticamente a conservação dos recursos naturais. Já foram atendidas mais de 61 mil pessoas ao longo do Programa. (Foto: Ideia Comunicação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Gustavo Monteiro

Fonte: Ideia Comunicação

Tags: incêndio, floresta, fogo na mata, CBA, queimada





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: