Em 28/07/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa dia 6 em Cataguases

Crianças não podem levar seus animais de estimação para vacinar, alerta Alencar Norte, do Setor de Endemias

Crianças não podem levar seus animais de estimação para vacinar, alerta Alencar Norte, do Setor de Endemias

Download
O Setor de Endemias da Prefeitura de Cataguases divulgou o calendário da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. O atendimento será feito nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto das 9h às 16 horas por regiões da cidade. A vacinação nos distritos e zona rural, conforme informou Alencar Francisco Norte Júnior, coordenador do setor, será realizada após o término da campanha na zona urbana.

De acordo com o calendário divulgado, no dia 06/08 a equipe de vacinação antirrábica estará atendendo na região da Vila Minalda, Primavera, Dico Leite, Beira, Rio, Vila Tereza, Bom Pastor, Paraíso, Taquara Preta, Ibrahim, São Pedro, Santa Clara, e São Cristóvão. No dia 13 o atendimento será na região central, Praça de Esportes, Bairros Guanabara, Imê Farage, Leonardo, Ana Carrara, Granjaria, Miguel Isabel Tavares e Horto Florestal. Dia 20 serão vacinados os animais dos bairros Thomé, Sebastião Adolfo, Pouso Alegre, sol Nascente, Popular, Pampulha, Marote e São Diniz; e no dia 27 a equipe de vacinação estará no Mwercado do Produtor, Policlínica, Vila Reis, Carijós, Justino, São vicente, Hiadée, Menezes e Bandeirantes.

imageAlencar (foto) informa que este ano a meta é vacinar 10.013 cães e 1.417 gatos, totalizando 11.430 animais. Ele acrescenta que a vacina é gratuita e que somente adultos devem levar o animal para ser imunizado "e na coleira para ser contido no momento de ser vacinado", explica. Ele destaca que animais conduzidos por crianças não receberão a dose da vacina. O coordenador do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases informou também que no princípio de agosto vai divulgar o calendário de vacinação nos distritos.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como pólo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita. (Foto:Comdecom/Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações do G1

Tags: cães, gatos, antirrábica, vacinação, campanha, Alencar Norte





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: