Em 27/07/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Escola Animada lança quatro cineclubes na Zona da Mata

Iniciativa, que tem o apoio da CBA e do Instituto Votorantim, propicia o acesso aos filmes brasileiros, elevando o repertório cultural dos participantes em 2016

O Projeto tem registrado resultados positivos nas instituições de ensino participantes

O Projeto tem registrado resultados positivos nas instituições de ensino participantes

Download
As atividades do Projeto Escola Animada avançam cada vez mais na Zona da Mata mineira. Após o lançamento de oito cineclubes na região, outros quatro devem ser inaugurados até agosto. O objetivo da ferramenta é ampliar o repertório cultural dos jovens e o acesso às produções brasileiras.
 
O Projeto, desenvolvido a partir da formação de professores na aplicação dos recursos audiovisuais e de tecnologias digitais nas metodologias de ensino, tem registrado resultados positivos nas instituições de ensino participantes. Realizado com o apoio da CBA e do Instituto Votorantim, em parceria com a ONG Fábrica do Futuro, o Escola Animada é desenvolvido em Cataguases, Muriaé, Itamarati de Minas e Leopoldina.
 
imageDe acordo com César Piva, gestor Cultural da Fábrica do Futuro, a promoção dos cineclubes na rotina estudantil melhora a percepção dos alunos e também a relação com os filmes brasileiros. "Essa fase do projeto aproxima a produção audiovisual dos estudantes, amplia seus horizontes e faz com que a cultura contribua diretamente para a educação dos alunos. A etapa anterior, de formação dos professores, serviu de inspiração. Agora, é o momento de estar perto da produção cultural", ressalta.
 
Ele explica que os cineclubes são mais que uma mostra de filmes, mas uma ferramenta pedagógica. "O intuito é que os professores utilizem as produções em suas aulas e consigam aproximar as narrativas de suas disciplinas. Os cineclubes serão uma oportunidade de o audiovisual contribuir para a educação integral, tanto nas aulas de matemática, por exemplo, quanto nas demais", avalia.
 
Integrante do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o projeto reforça a vocação da região em produzir filmes e projetar profissionais do ramo para o Brasil e o mundo. Somente nos últimos quatro anos, por exemplo, foram realizadas cerca de 50 produções na Zona da Mata mineira, entre longas e curtas-metragens, ficção, documentários, animação, videoclipes musicais, produções para televisão, internet e mídias móveis.
 
Para Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da CBA, é gratificante ver que o Escola Animada complementa o processo de educação à medida que dá ferramentas aos educadores e os qualica para fazer a diferença nas instituições de ensino. "Os cineclubes chegam às escolas para reforçar a atuação do Projeto e tornar o aprendizado ainda mais prazeroso. A CBA tem o compromisso com o desenvolvimento local, que pode começar na escola, oferecendo uma educação de qualidade para os jovens", ressalta.
 
Rede de cineclubes na Zona da Mata
Os quatro cineclubes serão inaugurados nos municípios de Leopoldina, Cataguases e Muriaé. Eles irão funcionar em escolas públicas ou centros culturais. Desde o ano passado, professores, estudantes e agentes culturais participaram de várias oficinas de capacitação e gestão de cineclubes, curadorias de filmes e mobilização social. Cada cineclube é equipado com sistema de projeção, telas, sonorização e kit de filmes.
 
Cronograma de inauguração
Dia 27 de julho - Cineclube Piacatuba, em Leopoldina
Dia 9 de agosto - Cineclube Colégio Cataguases
Dia 17 de agosto - Cineclube Escola Estadual Orlando Lima Farias e Cineclube Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores, ambos em Muriaé.
 
O Projeto Escola Animada
A iniciativa é uma ação de educação e cultura, desenvolvido a partir da formação de professores da região na aplicação dos recursos audiovisuais e de tecnologias digitais nas metodologias de ensino. Essa capacitação acontece por meio de tutoria online para os educadores, simultaneamente à aplicação das atividades pedagógicas em sala de aula, no intuito de solucionar dúvidas e auxiliá-los no desenvolvimento de seus projetos e atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Lilian Lobato - Ideia Comunicação

Tags: Cineclube, Zona da Mata, Escola Animada, Fábrica do Futuro, César Piva





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: