Em 26/07/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Faculdade de Economia da UFJF cria indicador econômico para a Zona da Mata

Download
A atividade econômica dos 142 municípios da Zona da Mata mineira ganhou um Indicador que vai aferir o comportamento de suas economias. Desenvolvido por pesquisadores participantes do projeto Conjuntura e Mercados Consultoria Júnior (CMC Jr.) da Faculdade de Economia da UFJF, o Indicador de Atividade Econômica Municipal - IAEM - foi criado com o objetivo de monitorar, a cada mês, a evolução da economia destes municípios. Ele considera quatro variáveis: movimentação do emprego, arrecadação municipal, abertura externa (balança comercial) e atividade bancária. A partir dele o CMC Jr. elaborou um ranking das cidades de acordo com a intensidade de suas atividades econômicas. Conheça o novo ranking abaixo.

image

O município que lidera o ranking entre as oito maiores economias da Zona da Mata, de acordo com o PIB de 2013, é Juiz de Fora, que detém o maior IAEM. No período avaliado que foi de janeiro deste ano a abril último, aquela cidade manteve-se na liderança regional. Já a segunda cidade com o maior PIB da Zona da Mata, Ubá, teve uma queda significativa no ranking. Em janeiro aquele município figurava em 12º lugar e agora caiu para 21º. O mesmo aconteceu com Muriaé, Manhuaçu e Viçosa que também perderam posições em relação ao levantamento anterior. Visconde do Rio Branco manteve estável, segundo o relatório atual. Cataguases e Ponte Nova apresentaram reação. Cataguases está em quinto lugar, uma posição atrás à que figurava no ranking do PIB de 2013 cujas informações auxiliaram no estudo. (veja tabela abaixo)

image

Segundo o doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF e um dos elaboradores do indicador, Inácio Fernandes, o IAEM "permite fornecer informações para formuladores de política, investidores, pesquisadores, jornalistas e o público em geral. Os resultados, portanto, podem auxiliar na formulação de políticas de desenvolvimento regional e na tomada de decisão para determinar a alocação de investimentos privados". A edição do Boletim apresenta ainda um panorama da economia brasileira. O projeto de extensão CMC Jr. surgiu em 2014 na Faculdade de Economia na UFJF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: com informações de Tribuna de Minas e Notícias UFJF

Tags: Zona da Mata, UFJF, Faculdade de Economia, Indicador Econômico





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: