Em 21/07/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Campanha eleitoral começa dia 16 de agosto e terá 45 dias

Comícios, carros de som e panfletagem nas ruas começam neste dia e vão até 29 de setembro

Antônio Carlos revelou que Cataguases tem 29 partidos políticos e 53.916 eleitores

Antônio Carlos revelou que Cataguases tem 29 partidos políticos e 53.916 eleitores

Download
O eleitor vai começar a ser bombardeado pelas vinhetas e jingles dos candidatos a prefeito e a vereador pedindo voto a partir do próximo dia 16 de agosto. Até lá, porém, o sossego está garantido. Esta é a data estabelecida pela legislação para o início da campanha eleitoral deste ano que foi encurtada para apenas quarenta e cinco dias, metade do período até então usado pelos postulantes a cargos políticos. Em Cataguases estão aptos a votar este ano 53.916 eleitores que vão distribuir seus votos nos 29 partidos políticos registrados no município, segundo informou o Cartório Eleitoral da Comarca.

Para esclarecer a respeito da propaganda eleitoral deste ano a reportagem do Site do Marcelo Lopes conversou com o chefe do Cartório Eleitoral, Antônio Carlos Gonçalves, na tarde desta quarta-feira, 20 de julho, quando apresentou uma cartilha elaborada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) onde são explicados os seus principais temas. Segundo Antônio, a partir desta data estarão liberados os carros de som, caminhadas e passeatas bem como os comícios que poderão ser realizados até "quarenta e oito horas antes das eleições", informou.

imageA exemplo de eleições anteriores o eleitor não poderá usar camisetas estampadas com o nome do candidato, nem bonés, chaveiros ou canetas. Bandeiras com as imagens e nomes dos candidatos estão liberadas ao longo das vias públicas, desde que móveis e não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, acrescentou o Chefe do Cartório, citando a cartilha do TRE-MG. Com relação aos "santinhos" dos candidatos, a legislação definiu o tamanho máximo deles em 50 cm x 40 cm inclusive os adesivos geralmente usados em veículos. E está proibido o uso de outdoor e propaganda por telemarketing bem como através de sites de pessoas jurídicas.

Antônio também fez um alerta sobre o registro das candidaturas e a atenção que os candidatos deverão ter neste momento para evitar erros e perda de prazos. "É muito importante baixar o programa próprio que o TRE disponibiliza para os partidos e a partir daí prestar atenção nos prazos e ter em mãos as certidões exigidas pela legislação", orienta, aconselhando a todos lerem a nova lei para evitar erros de última hora. Sobre doações para a campanha eleitoral por pessoa física, Antônio lembra que será preciso emitir recibo eleitoral e fazer depósito identificado. 

Na hora de prestar contas os cuidados também devem ser redobrados porque este ano, revela, "a novidade é que o candidato precisará fazer uma prestação de contas parcial até o dia 13 de setembro. E depois fará a final até trinta dias após a eleição", explicou. Se não fizer a prestação de contas o candidato pode não ser diplomado e não tomar posse, porque ele precisa ter suas contas de campanha julgadas, informa o Chefe do Cartório. O prazo ficou curto para pedir votos e, paralelamente, busca mais transparência dos candidatos. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: campanha eleitoral, legislação, voto, eleitor, candidato, eleição 2016





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: