Em 20/07/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

A Gastronomia no Festival de Piacatuba resgata as delícias da comida mineira

Os sabores do Festival de Gastronomia serão destaque nos oito restaurantes que estarão funcionando em Piacatuba

Os sabores do Festival de Gastronomia serão destaque nos oito restaurantes que estarão funcionando em Piacatuba

Download
Há mais de uma década, a temática é constante: a maestria das violas combinada com o autêntico sabor da cozinha mineira. Esses são os ingredientes que compõem o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina.

Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival chega a sua 14ª edição com patrocínio da Energisa, o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.

imageEste ano, oito restaurantes vão oferecer receitas tipicamente mineiras de entrada e prato principal. Os estabelecimentos participantes prepararam menus degustação originais e personalizados especialmente para o evento. Elaborados com no mínimo quatro pratos, todos os menus oferecem entrada e pratos principais.

Pelo segundo ano consecutivo, a jovem chef Rafaela Barros estará comandando o Restaurante das Pedras. Natural de Belo Horizonte, Rafaela é formada em Gastronomia e vai apresentar o famoso Jarret de porco ao molho rôti, que é servido com delicioso purê de batata gratinado com queijo minas e decorado com couve frita.

No Restaurante Quintal da Malú, o Fettuccine ao Molho Alfredo com creme de leite e cheese e escalope de filé mignon é uma das novidades preparadas pelas parceiras Fernanda Fajardo e Malú, reconhecidas como especialistas da boa comida e doceiras de "mão cheia". Já o Espaço Maria do Dirceu, localizado nas dependências do Casarão do Bronze, os anfitriões Luciana e João se preparam para receber amigos e visitantes com pratos especiais, como o Trem Bão e a Lingüiça metida a besta, além do tradicional Escondidinho.

imageEspecialista em cozinha mineira, Rosilene Dias Albano Rodrigues mostrará suas habilidades no Restaurante Bê-a-Bá da Terezinha, apresentando, além dos já conhecidos Filé de Tilápia à Delicata e Filé Rei do Gado, um dos pratos preferidos dos mineiros: o tradicional frango caipira ao molho pardo. 

Participando do Festival pelo quarto ano consecutivo do Festival, o chef Eduardo Ferreira mais uma vez estará à frente do Quintal Texas Club, que apresenta um cardápio diversificado, incluindo carnes especiais, preparadas a baixas temperaturas e sobre o calor indireto em um defumador especial. Destaque para o Chorizo grelhado e as Costelas suínas semi-defumadas, assadas e caramelizadas com barbecue artesanal.

Para os apaixonados pelo tradicional torresmo mineiro, a boa pedida é o Restaurante Ò Pai, Ó. Liderado por Alceir de Andrade Silva, conhecido como "Piriquito", o restaurante preparou um cardápio com vários quitutes, incluindo o famoso Rocambole de Torresmo e a Conchinha de Jiló recheada com linguiça. Nesta edição, ocupará as dependências do Restaurante Bom Gosto, numa parceria com seus proprietários.

imageO Restaurante Gerais de Minas, além de ter a famosa cozinheira Marisa, que sabe como poucos manter o delicioso sabor da comida mineira, preserva a tradição de alguns pratos como a Costelinha com ora pro nobis e o famoso Mexidão, servido no final da noite, em um ambiente agradável e de boa música.

Estreante no Festival Gastronômico, o Mondo Japa e Grill é o único restaurante participante do Festival que não servirá comida mineira. Especializado na culinária japonesa, será comandado pelo sushiman Hebert Camarinha, de Juiz de Fora. Reconhecido como um especialista em combinar a culinária oriental com os sabores tropicais, dando um toque original aos pratos, Camarinha trabalha no Mondo Japa e Grill, aberto esse ano no Hotel Minas Tower, em Leopoldina, sob a consultoria do renomado chef Marcus Arreguy, de Vitória.


OBS: Fotos que ilustram esta matéria são do Festival de 2015, portanto, são meramente ilustrativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Fernanda Espínola

Fonte: Jornal Atual





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: