Em 16/07/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Domingo serão exibidos curtas de equipes locais no Festival Ver e Fazer Filmes

Making-off das filmagens de "Olhos de Vô" rodado em grande parte no Colégio Coronel Vieira, em Cataguases

Making-off das filmagens de "Olhos de Vô" rodado em grande parte no Colégio Coronel Vieira, em Cataguases

Download
O Centro Cultural Humberto, em Cataguases, será palco para o lançamento dos cinco curtas-metragens realizados por jovens talentos de cidades da Região, vencedores no Edital Usina Criativa de Cinema. A apresentação dos curtas encerra o 4º Festival Ver e Fazer Filmes Inverno 2016.

O evento acontece domingo, 17 de julho, às 19h, com apresentação e premiação pelo Júri Técnico e Júri Popular. A sessão é aberta ao público, conforme a capacidade de acomodação do local. No dia 16 de julho, sábado, haverá uma sessão reservada aos integrantes das diversas equipes de produção.

O Projeto Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa voltada para ampliar e fortalecer as produções audiovisuais realizadas por talentos das cidades da área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

Por meio de um Edital regional foram selecionadas cinco propostas de obras audiovisuais inéditas e originais. Os proponentes receberam R$25.000 para realização dos curtas-metragens, além de consultorias técnicas especializadas e suporte em todas as fases de produção. Um 5º projeto foi selecionado na categoria diretor convidado.

Nessa primeira edição do concurso, foram vencedores:
- "A Luta", gênero ficção, proponente Karina Ribeiro e diretor Bruno Bennec, de Muriaé;
- "De Quando em Vez", gênero documentário, proponente Jader Barreto, que divide a direção com Rafaella Lima, de Visconde de Rio Branco;
- "Rainha", gênero ficção, da diretora Sabrina Fidalgo, do Rio de Janeiro, na categoria diretor convidado.
- "Olhos de Vô", gênero animação, proponente e diretor Marco Andrade, de Cataguases;
- "O Universo de Manoel", gênero animação, proponente Renatta Barbosa, direção Leandro Silveira e Fabiano Banna, todos do Coletivo PIA, de Cataguases.

imageAs equipes participaram de um ciclo de oficinas de formação, coordenadas por experientes profissionais do audiovisual, antes de iniciar as filmagens: Análise de Projetos, Roteiro, Fotografia, Direção e Produção, Direção de Arte, Sonorização.

Os curtas foram produzidos em suas cidades de origem, envolvendo técnicos, produtores e artistas locais. "Rainha" foi rodado em Cataguases em fevereiro, por uma equipe composta por profissionais do Rio de Janeiro e de Cataguases.

O Projeto é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. O Edital tem o patrocínio da ENERGISA e da FAMINAS – Faculdade de Minas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A iniciativa conta ainda com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Cultura e do Sebrae-MG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

Tags: festival, cinema, curta, ver e fazer, filmes, mostra





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: