Em 01/07/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

CNM realiza seminário sobre boas práticas de gestão pública em Cataguases

Encontro reuniu diversos segmentos da sociedade, apresentou experiências de sucesso e motivou os presentes

Gustavo Cezário, da CNM, durante a abertura do Seminário que mostrou experiências de sucesso dos municípios brasileiros

Gustavo Cezário, da CNM, durante a abertura do Seminário que mostrou experiências de sucesso dos municípios brasileiros

Download
Elaborar projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do município e da região através da união e participação de todos os setores da sociedade organizada. Este foi o resultado do encontro realizado nesta manhã de sexta-feira, 1º de julho, no auditório da FIC-Unis, em Cataguases, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que contou com a parceria daquela instituição de ensino e apoio do Site do Marcelo Lopes. 

imageDenominado Seminário Sobre Compartilhamento de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública, o evento contou com a presença da prefeita Jucélia Baesso, de Santana de Cataguases, de vereadores de Cataguases e de Dona Euzébia, dois pré-candidatos a prefeito de Cataguases, empresários, professores, arquitetos, estudantes e de profissionais dos poderes Executivo e Legislativo, além do diretor da FIC-Unis, Valmir Gonçalves, que propôs a criação de um grupo de trabalho no sentido de aprofundar as ideias sobre os temas ali tratados. 

Coordenado pelo Diretor de Relações Institucionais da CNM, Gustavo de Lima Cezário, o Seminário teve a participação do professor italiano, Giovanni Alegretti (foto acima), que falou sobre suas experiências em orçamento participativo; Angelo Roncalli, Denise Messias e Márcia Joppert, da CNM, que falaram sobre Municipalismo, experiências participativas na gestão municipal e participação da sociedade brasileira nas políticas públicas. Gustavo, revelou, por exemplo, que no cenário atual "o que muitos municípios estão fazendo - e obtendo êxito - é agindo em conjunto, promovendo ações de cunho regional", frisou. Ele também colocou-se à disposição para dar suporte ao grupo de trabalho a ser criado, seja através de orientações ou de sugestões e propostas.

imageDurante o encontro foram citados exemplos de municípios que tiveram iniciativas inovadoras e criativas que lhes proporcionaram alavanar o desenvolvimento da região. Ângelo Roncalli (foto ao lado) apresentou o projeto PRODESCOM - Programa de Desenvolvimento do Centro Oeste - criado pelo conjunto de cidades do centro oeste mineiro, próximo a Belo Horizonte, que permitiu dar um salto de crescimento na região, conforme mostrou. O programa recebeu tantos elogios que foi adotado pelo Sebrae e adaptado para ser aplicado nos demais municípios brasileiros. O próprio Roncalli o levou para o município em que foi prefeito no período 2009-2012, São Gonçalo do Pará, onde obteve, conforme revelou, "resultados significativos logo nos primeiros anos após ter entrado em vigor". 

O público presente teve participação ativa durante todo o evento, quando pode apresentar sugestões e opinar sobre os eixos de desenvolvimento para o município e região. Entre outros assuntos, o meio ambiente foi um dos que chamou a atenção juntamente com a necessidade de se rever o Plano Diretor do município, que já deveria ter sido modernizado conforme norma constitucional. Para que a discussão tenha prosseguimento e propostas concretas tomem forma, o diretor da FIC, Valmir Gonçalves, propôs a criação de um grupo que será formado nos próximos dias. O Seminário foi encerrado por volta das 13 horas e Valmir resumiu o pensamento dos presentes com uma frase: "Estou contente em ver que o público presente está disposto a colaborar e buscar uma alternativa que contribua para o desenvolvimento de nossa região."

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Confederação, Municípios, gestão pública, boas práticas, desenvolvimento, municipalismo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: