Em 24/06/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Muriaé inaugura ETE e passa a tratar 80% do esgoto do município

Cerca de 80% da rede sanitária da cidade será tratada antes de seguir para o rio.

Cerca de 80% da rede sanitária da cidade será tratada antes de seguir para o rio.

Download
Na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, o prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, fez a entrega da Estação Principal de Tratamento de Esgoto (ETE Principal), localizada às margens da BR-356, entre os bairros Porto e Padre Tiago. A nova estrutura passa, agora, a operar em caráter de testes e, quando estiver em pleno funcionamento, estima-se que será responsável pela coleta e tratamento de esgoto oriundo das residências de 16 mil famílias da cidade. Com isso, cerca de 80% da rede sanitária da cidade será tratada antes de seguir para o rio.

"A ETE principal representa um grande avanço para o desenvolvimento de Muriaé, porque apenas 10 dos maiores municípios brasileiros tratam 80% ou mais do esgoto que é coletado nas casas. Isso nos coloca em um seleto grupo de cidades que pensam na questão sanitária e ambiental como de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população", destaca o prefeito. Vale lembrar que os dados aos quais Aloysio Aquino se refere foram divulgados no início de 2016, pelo Instituto Trata Brasil, no ranking que a entidade elabora anualmente.

imageO índice de 100% de tratamento de esgoto no município – que atualmente é praticado apenas por Belo Horizonte(MG) e Franca(SP) – será alcançado após a instalação de novas redes coletoras e interceptoras nos bairros Inconfidência I, Inconfidência II e Padre Tiago, além dos distritos pertencentes a Muriaé. O contrato para a execução do serviço já foi assinado, e a prefeitura aguarda, agora, a liberação dos recursos pelo Governo Federal para que as obras possam ser iniciadas.

Atualmente, Muriaé trata cerca de metade do esgoto que produz nas estações localizadas nos bairros Safira, José Cirilo e Dornelas. O município conta ainda com mais duas unidades descentralizadas de tratamento, situadas em Vermelho e Pirapanema. (Fotos: Interligado Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé - Interligado Online

Tags: esgoto, tratamento, estação de tratamento, sanitário, Muriaé, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: