Em 14/06/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

"Polivalentes" de Cataguases e Leopoldina vão ganhar cursos técnicos

Os cursos começam em agosto e têm duração de um ano e meio

Os cursos começam em agosto e têm duração de um ano e meio

Download
A Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, através de seu titular,  professor Sidilúcio Ribeiro Senra e a assessora pedagógica daquela instituição, Ana Paula de Moura Ferreira Dias, divulgaram nesta segunda-feira, 13 de junho, a implantação da Rede Estadual de Educação Profissional que vai ampliar a oferta de cursos técnicos na rede estadual visando a profissionalização dos jovens com vistas à participação como cidadão no mundo do trabalho e atendendo às demandas das comunidades e dos arranjos produtivos locais.

Neste primeiro momento, revelou Sidilúcio, serão escolhidos dois cursos para serem implantados: Técnico em Administração e Técnico em Agente Comunitário de Saúde, cujo público alvo são os alunos que estão cursando o Ensino Médio e também os que já o concluíram. Poderão se matricular todos os alunos da rede estadual de ensino das cidades sob a jurisdição da SRE Leopoldina. Outros cursos também estão previstos para serem implantados, conforme revelou o Superintendente Regional de Ensino. São eles: Técnico em Cooperativismo, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado, Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Transações Imobiliárias.

imageA assessora pedagógica explicou que estiveram em todas as escolas de Ensino Médio de Leopoldina e Cataguases onde foram apresentadas todas as opções de cursos aos alunos. Ana Paula destacou que eles votaram em dois cursos que gostariam de fazer e que agora terá início o período de inscrição dos interessados. "Se tiver um número superior a 160 inscritos, nós faremos um sorteio para este primeiro momento", revelou. De acordo com as informações, em Cataguases somente um curso havia sido definido, o de Técnico em Administração.

Ana Paula explica que a rede de educação profissionalizante está em construção. "Num primeiro momento, vamos revitalizar as escolas Polivalente, que em Leopoldina é a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho e em Cataguases é a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira", informou, acrescentando que "para começar esta Rede de Educação Profissional a Secretaria de Educação sugeriu que a partir de agosto sejam oferecidos estes cursos técnicos aos alunos. Estas duas escolas oferecerão quatro turmas de cursos técnicos com 40 alunos cada, sendo duas turmas para cada curso", explicou.

Sidilúcio salientou que a Rede Estadual de Educação Profissional salientou que ao contrário de antigamente quando era oferecido apenas o curso de Magistério, agora "a nossa expectativa é que consigamos formar as quatro turmas e à medida da demanda das escolas que possamos ampliar para o ano que vem abrindo outros cursos. Vamos aguardar o plano de atendimento das escolas e as orientações da Secretaria", completou. Os cursos têm duração de um ano e meio e o início está previsto para agosto deste ano.

Conheça os cursos:
O curso Técnico em Administração tem como Perfil profissional executar as funções de apoio administrativo. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica. Possibilidades de atuação: Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.

O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde possui o seguinte Perfil profissional: Orienta e acompanha famílias e grupos em seus domicílios. Identifica e intervêm nos múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde e doença. Realiza mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde. Desenvolve suas atividades nas diretrizes e princípios do SUS. Possibilidades de atuação: Sistema Único de Saúde (SUS). (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: O Vigilante Online

Tags: curso técnicos, educação profissional, Superintendência Regional, ensino, Leopoldina, Sidilúcio Senr





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: