Em 11/06/2016 às 17h25 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Reforma na escola de Sereno deve começar nos próximos dias

Comunidade local arrecadou recursos para custear a mão-de-obra. Prefeitura vai fornecer o forro do teto e a tinta

Sem forro em quase toda sua extensão, a escola de Sereno vai entrar em reforma nos próximos dias

Sem forro em quase toda sua extensão, a escola de Sereno vai entrar em reforma nos próximos dias

Download
A situação precária das instalações da Escola Municipal Doutor Astolpho Rezende, no Distrito de Sereno, levou a comunidade escolar e a população local a se unir em torno de uma festa para arrecadar recursos visando sua reforma. O evento foi um sucesso e aconteceu no dia 24 de abril quando foram arecadados R$23.785,97, uma quantia considerada "excelente" pelo comitê organizador. A obra vinha sendo reivindicada por professores, direção e, especialmente pelos pais de alunos à prefeitura havia meses. 

imageApós sua realização o Executivo municipal anunciou uma parceria com a escola para dar andamento à obra garantindo a compra do material cabendo à comunidade escolar, em contrapartida, o custo com a mão-de-obra. Segundo o comitê organizador da festa, formado por doze pessoas, que acompanham de perto a situação da escola, a carência é bem maior do que a obra que será feita. De acordo com Hélvio Cruz e Geraldo Guimarães, dois representantes do comitê, que conversaram com a reportagem do Site do Marcelo Lopes, juntamente com a diretora Luci Mara Guedes Gonçalves, "agora vamos colocar o forro no teto e pintar as paredes do prédio", revelaram.

O início da reforma dependia da chegada do forro, o que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 10, informou a diretora, e também da presença de um engenheiro da Prefeitura, o que deverá acontecer nos próximos dias, acrescenta Hélvio. "Assim que ele (engenheiro) autorizar nós vamos começar a obra que será feita em sistema de mutirão, por membros da comunidade que abraçaram a escola e estão dispostos a ajudar", disse. Ano passado, lembra Geraldo, a prefeitura reformou toda a parte elétrica da escola e foi trocada a caixa d'água, e novas carteiras contou. Apesar disso, não será possível fazer tudo o que o precisa. "Elegemos prioridades para que pudéssemos iniciar a obra", completou.

imageO dinheiro arrecadado com a festa comunitária foi depositado em uma conta bancária em nome da Caixa Escolar, revelou a diretora, Luci Mara, e será investido a partir de agora na reforma, ao contrário do que foi divulgado pelo jornal Cataguases. Em matéria publicada no dia 05 de junho sobre a obra naquela escola, o órgão oficial informou que a prefeitura está "custeando as obras com recursos próprios". A diretora disse que a informação equivocada trouxe-lhe "diversos questionamentos e críticas sobre a utilização do dinheiro arrecadado na festa, colocando em dúvida o meu caráter e a minha honestidade". 

Luci Mara repetiu que a prefeitura comprometeu-se apenas a fornecer o material - no caso, o forro e a tinta - e completou dizendo que a festa serviu de exemplo para outras unidades e, inclusive, foi reconhecida pela Câmara Municipal de Cataguases que concedeu uma Moção de Congratulação pela união da comunidade em torno da reforma.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Sereno, festa comunitária, escola, reforma, prefeitura, Secretaria de Educação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: