Em 31/05/2016 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Semear Atitude trabalha sustentabilidade ambiental e noções de nutrição nas escolas

Projeto Semear Atitude ensina práticas ambientais e nutricionais saudáveis às crianças

Projeto Semear Atitude ensina práticas ambientais e nutricionais saudáveis às crianças

Download
Com objetivo de investir nas crianças como mola mestra na transformação da sociedade, surgiu o "Projeto Semear Atitude" com uma proposta de atividades educacionais nas áreas de nutrição e formação de consciência ambiental. Nesta segunda-feira, 30 de maio, os alunos da Escola Municipal João Ignácio Peixoto, no Distrito da Glória, participaram de oficinas sobre plantio, sustentabilidade e nutrição propostas pelo grupo voluntário formado pela acadêmica de Engenharia de Alimentos de Luísa Mendonça, pela Nutricionista Eugênia Ribeiro, pelo acadêmico de Engenharia Ambiental Emanuel Menezes e pelo mestrando em Engenharia Ambiental Rogério Farage. 

O projeto foi criado a partir do Programa de Formação de Liderança (LabX), da Fundação Estudar, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo. "A Luísa participou do LabX, e lá os alunos deveriam, em trinta dias, diagnosticar uma atividade em que pudesse aplicar, e um dos fatores para a escolha da atividade seria a busca de uma realização. E isso era um sonho dela", conta Rogério, que atualmente é mestrando da Universidade Federal de Viçosa. O primeiro passo do projeto ocorreu no dia 20 de abril, na Escola Municipal Mundo Encantado, acrescentou.

imageNas duas escolas foram realizadas atividades práticas como a criação de uma horta escolar e o plantio de árvores frutíferas com a participação ativa dos alunos a partir de 5 anos de idade. De forma lúdica, este trabalho permitiu demonstrar às crianças a origem dos alimentos consumidos e sua importância para um desenvolvimento sadio. "A criança é um cidadão e várias pessoas ignoram isso, como se elas fossem coadjuvantes. A gente tem que plantar essa idéia da criança ser alguém e dar à ela condição de participar desde pequena, e é isso que fazemos aqui, deixando que elas plantem as sementes, para que elas mesmo reguem e produzam o alimento", explica a nutricionista Eugênia, destacando o lado prático do conhecimento obtido em sala de aula.

"Na horta estamos difundindo a ideia do alimento orgânico, livre de impurezas e de biocidas e venenos comumente usados em grande parte dos produtos que compramos no comércio", alerta Rogério entusiasmado com a possibilidade do projeto criar uma consciência de respeito e sustentabilidade. "Na horta orgânica você tem aquele trabalho de pegar os matinhos, evitar que cresçam as ervas daninhas, e isso gera um trabalho em equipe. Quando o garotinho está na horta, ele aprende sobre o desenvolvimento das plantas, e se sente responsável por isso, e leva pra casa essas noções", completa entusiasmado.

O grupo pretende com o projeto disseminar a educação ambiental e conscientizar as crianças sobre a responsabilidade ambiental e nutricional. O projeto Semear Atitude também pretende levar suas propostas para outras cidades da região e está a procura de incentivo de instituições privadas para que possa atender mais escolas. No momento vem recebendo o apoio das empresas Guabi Distribuidora, Agropecuária Cataguases, Fruticultura e Floricultura São Pedro e Santa Rosa Representações. (Fotos cedidas pelos integrantes do projeto)

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: Semear, sustentabilidade, nutrição, ambiental





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: