Em 28/05/2016 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Semana registra sete casos de dengue em Cataguases e doença ainda preocupa

Alencar está preocupado com a redução do número de agentes de endemias a partir de junho

Alencar está preocupado com a redução do número de agentes de endemias a partir de junho

Download
A dengue ainda é uma preocupação em Cataguases, especialmente após ter uma morte confirmada pelo Estado nesta semana e, mesmo com a redução das notificações, o alerta para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti estão mantidos.

Enquanto isso, a Prefeitura busca uma forma de aumentar o número de agentes de endemias. Pelas restrições impostas por ser ano eleitoral, não é possível fazer concurso e os contratos temporários serão encerrados no próximo mês.

Neste ano, a cidade já passou de 2.700 registros da doença. Segundo a Prefeitura, é a maior epidemia de dengue que teve o período mais crítico no início de março. Apesar da queda dos índices - nesta semana foram sete novos casos - ainda não é possível ficar tranquilo.

O coordenador do Núcleo de Endemias, Alencar Francisco Júnior, garante que as ações de combate estabelecidas pelo Ministério da Saúde continuam sendo realizadas.

No entanto, uma das preocupações do setor é que os 18 contratados vão trabalhar só até o próximo mês. Ele afirmou que a Prefeitura está avaliando como resolver a situação e manter o combate na cidade, porque a legislação eleitoral impede as contratações e a realização de concursos.

Com o fim dos contratos temporários, permanecerão os 58 agentes efetivos, número que Alencar considera insuficiente para as ações de combate à dengue, principalmente quando o calor e as chuvas voltarem.

Agora no período mais frio do ano é o momento para a prevenção. Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias da Prefeitura, a quantidade de ovos do mosquito transmissor na cidade é grande e tão logo volte a chover os casos podem recomeçar.

"A população tem que se conscientizar que se não nos reeducarmos, vamos ter uma epidemia de dengue até pior no fim do ano. Precisamos mudar a concepção do descarte do lixo, do armazenamento da água, sobre as caixa d'água, onde encontramos muito focos", disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: dengue, agentes, endemia, saúde, secretaria





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: