Em 27/05/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Municípios da Zona da Mata mineira apresentam projetos em Fórum de Educação Ambiental

Realizado com o apoio da Votorantim Metais, ForEA reuniu cerca de 450 gestores, professores e alunos da região

O ForEA contou com a exposição de instituições parceiras e escolas da região, que apresentaram projetos e ações relacionadas à preservação e conscientização ambiental.

O ForEA contou com a exposição de instituições parceiras e escolas da região, que apresentaram projetos e ações relacionadas à preservação e conscientização ambiental.

Download
Cerca de 450 pessoas participaram do 22º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA), realizado em Miraí pelo Polo Regional de Muriaé da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental para a Mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais (CIEA MG ZM). O evento, promovido nos dias 19 e 20 deste mês, na Quadra Poliesportiva João Antônio, ofereceu para gestores, educadores e comunidades de 14 municípios da região uma série de palestras e oficinas sobre educação ambiental. 
 
Apoiado pela Votorantim Metais, o ForEA contou com a exposição de instituições parceiras e escolas da região, que apresentaram projetos e ações relacionadas à preservação e conscientização ambiental. A professora Maria Aparecida de Oliveira esteve presente na exposição com itens produzidos com papelão – como rolo de papel toalha e papel higiênico, e caixa de leite – pelos alunos da Escola Municipal Jones Cordeiro, de Miraí. "Os alunos do primeiro ano arrecadaram as sucatas e, juntos, fizemos brinquedos e jogos. Foi um trabalho muito gratificante com o envolvimento de todas as crianças", ressalta a professora.

Durante a abertura, lideranças e autoridades locais discursaram sobre a importância de Miraí sediar um evento de tamanha importância para a Zona da Mata mineira. Para José Ronaldo Milani, prefeito do município, o ForEA foi um momento importante de reflexão sobre as demandas ambientais. "Estamos honrados em receber o 22º Fórum da Zona da Mata. As crianças precisam ter uma nova visão sobre o meio ambiente e isso deve extrapolar o mundo escolar", afirmou. 
 
imageRicardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, também ressaltou a importância do evento para a região. "Com o ForEA, iniciamos um momento fundamental para a formação de gestores mais conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente. Vamos agora compartilhar experiências e refletir sobre a nossa responsabilidade para construir um mundo melhor para as futuras gerações". 
 
PECA completa 15 anos
Durante o ForEA, a Votorantim Metais iniciou as comemorações dos 15 anos do Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA). A iniciativa conscientiza a comunidade e os empregados com relação à educação ambiental. A empresa foi homenageada pelos coordenadores do evento pelos projetos ambientais realizados na região. Ao longo do Fórum, o PECA realizou uma oficina de artes com as crianças. Elas puderam montar itens usando retalhos de tecidos e caixas de leite, orientadas por monitores.
 
O ForEA
Realizado anualmente desde 2006 na Zona da Mata mineira, o ForEA é um evento itinerante e discute questões ambientais que envolvem 142 municípios da Zona da Mata mineira. Em Miraí, o Fórum reuniu municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé e do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. O ForEA é hoje o principal instrumento de ação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata mineira e pretende desenvolver e aplicar a Política Nacional de Educação Ambiental na região, fomentando a criação de uma gestão compartilhada entre os atores sociais envolvidos na iniciativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Lílian Lobato - Ideia Comunicação

Tags: Forea, Forum Ambiental, Meio Ambiente, Miraí, Votorantim





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: