Em 18/05/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

ForEA promove reflexão sobre educação ambiental na Zona da Mata mineira

Realizado com o apoio da Votorantim Metais, evento reúne gestores de 14 municípios da região entre os dias 19 e 20 de maio

Miraí começa a sediar amanhã o este fórum de reflexão sobre as principais demandas ambientais da Zona da Mata mineira

Miraí começa a sediar amanhã o este fórum de reflexão sobre as principais demandas ambientais da Zona da Mata mineira

Download
O 22º Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA - promoverá em Miraí (MG) um ambiente de reflexão sobre as principais demandas ambientais da Zona da Mata mineira, entre os dias 19 e 20 de maio. Realizado pelo Polo Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (CIEA MG ZM), o evento irá oferecer palestras, debates e oficinas para gestores, lideranças locais, produtores rurais, professores, alunos e acadêmicos da região. Os encontros acontecerão na Quadra Poliesportiva João Antônio, de 7h30 às 17h, com entrada gratuita.
 
As palestras desta edição abordarão temas como a água, lixo e a importância da educação para a construção de uma consciência ambiental nas comunidades. Além disso, serão promovidas oficinas sobre temas como: artes com materiais recicláveis; coleta seletiva e inclusão social; fossa séptica e biofertilização em áreas rurais; consumo consciente e sustentabilidade no ambiente escolar; entre outros.
 
Ao longo do ForEA, os gestores e lideranças da região irão destacar as prioridades de educação ambiental que precisam ser reforçadas e aquelas que devem ser implementadas em seus municípios. Desta forma, será realizada uma pesquisa, que irá traçar um panorama da realidade de cada localidade. "Iremos produzir um documento final com as várias ações pensadas pelos municípios para então buscarmos soluções para sua execução, definindo custos e as opções de parcerias", aponta Renato Gomes, analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e Secretário Executivo da CIEA MG ZM.
 
Para ele, a coordenação do ForEA tem a missão de ouvir e orientar os gestores locais, colocando os participantes do evento como protagonistas desses projetos. "O ForEA é um processo, ele não tem fim. É reinventado a cada ano. Assim que uma edição acaba, começamos a trabalhar nos temas que foram apresentados nos ciclos de palestras e nas capacitações. Este ano, serão mais de 300 pessoas preparadas só na regional de para multiplicar os ensinamentos aprendidos no evento", pontua. Os representantes do ForEA acompanham todas as ações realizadas depois do evento e, em sua próxima edição, as ações planejadas serão avaliadas.
 
De acordo com Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, "o ForEA tem importância fundamental na formação de gestores mais conscientes no seu papel de mobilizadores em prol da preservação do meio ambiente".
 
O ForEA
Realizado anualmente desde 2006 na Zona da Mata mineira, o ForEA é um evento itinerante e discute questões ambientais que envolvem 142 municípios da Zona da Mata mineira. Em Miraí, o Fórum abarca 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé e do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. O ForEA é hoje o principal instrumento de ação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata mineira e pretende desenvolver e aplicar a Política Nacional de Educação Ambiental na região, fomentando a criação de uma gestão compartilhada entre os atores sociais envolvidos na iniciativa.
 
Programação
 
Quinta-feira, 19 de maio
 
7h30 às 9h - Café de Boas Vindas e Credenciamento.
Local: E. M. Edméia Castelano Leite.
 
9h às 11h - Apresentação Cultural.
Solenidade de Abertura do XXII Fórum Regional de Educação Ambiental.
Local: Quadra Poliesportiva João Antônio Bilheiro.
 
11h às 12h - Visita a Feira de Municípios e Parceiros.
Local: Quadra Alzira Vargas Raze
 
11h às 12h30 - Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata e Autoridades.
 
12h às 14h - Almoço.
Local: E.M. Dr. Justino Pereira.
 
Visita a Feira de Municípios e Parceiros.
Local: Quadra Alzira Vargas Raze
 
14h às 17h - Ciclo de Palestras.
 
17h - Lanche.
 
 
Sexta-feira, 20 de maio
7h30 às 8h - Café de Boas Vindas.
Local: E. M. Edméia Castelano Leite.
 
8h às 12h - Oficinas Construtivas.
Local: E. M. Edméia Castelano Leite.
 
9h às 11 h - ForEA Mirim.
Teatro de Bonecos - Turma do Foguinho
Local: Quadra Poliesportiva João Antônio
Bilheiro.
 
12h às 13h30 - Almoço.
Local: E.M. Dr. Justino Pereira.
Visita a Feira de Municípios e Parceiros.
Local: Quadra Alzira Vargas Raze
 
13h30 às 17h - Oficinas Construtivas.
Local: E. M. Edméia Castelano Leite.
 
16h às 17h - Elaboração de Documento Final e
Indicação do Município Sede do ForEA 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ideia Comunicação - Lilian Lobato

Tags: Forea, meio ambiente, Votorantim, Miraí, Zona da Mata, produtor rural





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: