Em 08/05/2016 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Epamig vai soltar 30 mil alevinos no rio Pomba em Dona Euzébia

Área de piscicultura em Leopoldina – A estação funciona como unidade modelo para pesquisas e produção

Área de piscicultura em Leopoldina – A estação funciona como unidade modelo para pesquisas e produção

Download
Alevinos da espécie curimba serão levados para o Rio Pomba, em Dona Euzébia, na próxima quinta-feira, 12 de abril. A soltura será feita por cerca de 70 crianças, que também vão participar de palestras sobre educação ambiental e preservação dos rios nas escolas. A iniciativa é da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e tem o objetivo de repovoar os rios da Bacia do Paraíba do Sul para minimizar a redução de espécies nativas.

O peixamento é fruto de convênio entre a EPAMIG e a usina hidrelétrica Barra do Braúna energética, que mantém usinas hidrelétricas na região da Zona da Mata. A empresa financiou infraestrutura para o setor de piscicultura no Campo Experimental de Leopoldina (CELP), que pertence à EPAMIG, para a produção de alevinos de espécies nativas da bacia do rio Paraíba do Sul.

Desde 2010 a EPAMIG tem atuado na produção de alevinos. A estação de piscicultura em Leopoldina funciona como unidade modelo para pesquisas e produção. Possui um galpão com sistema montado de recirculação de água, além de laboratório, depósito e alojamento. O sistema é constituído de 21 caixas d’água de cultivo de peixes de mil litros cada uma e um biofiltro que funciona baseado em processos mecânicos e biológicos de filtragem. São 71 viveiros escavados utilizados nas mais diversas pesquisas e atividades em piscicultura. O laboratório de reprodução conta com quatro tanques de alvenaria para manipulação das matrizes e reprodutores, e 14 incubadoras.

Entre os benefícios previstos com os trabalhos de reprodução de espécies nativas e repovoamento dos rios estão a geração de renda para os produtores rurais, que terão a piscicultura como nova oportunidade de trabalho, a possibilidade de enriquecimento alimentar das populações ribeirinhas de baixa renda, o estímulo à pesca esportiva e o fim da pesca predatória de peixes durante a piracema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: O Vigilante Online - Epamig - G1 Zona da Mata

Tags: Dona Euzébia, alevinos, Epamig, peixamento, povoamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: