Em 30/04/2016 às 12h54 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura inaugura o Centro de Economia Solidária de Cataguases

Vagão de trem instalado na Praça Chácara Dona Catarina é o local onde passa a funcionar o Centro de Economia Solidária

O vagão é o local onde o Centro de Economia Solidária vai funcionar em Cataguases

O vagão é o local onde o Centro de Economia Solidária vai funcionar em Cataguases

Download
A Prefeitura de Cataguases inaugurou na manhã deste sábado, 30 de abril, o Centro de Economia Solidária - Cesol - no vagão instalado na Praça Chácara Dona Catarina, no centro da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Cesinha Samor, de secretários municipais, do gerente regional da Emater/MG, Celso de Oliveira e grupos de outras cidades que integram aquele projeto. O local é um espaço multifuncional onde acontecem as ações de intercâmbio cultural, de vendas, de formação e de articulação para a busca de alternativas de comercialização de seus produtos.

imageO termo Economia Solidária surgiu no Século XX para caracterizar a forma diferente de produzir, comprar, vender e trocar bens necessários para a sobrevivência sem utilizar necessáriamente o capital. A partir daí os grupos se organizaram em cooperativas, associações, clubes de troca e empresas autogestionárias. A iniciativa vem crescendo e hoje luta por políticas que estimulem o setor que passa por dificuldades financeiras e reconhecimento social, além dos entraves de ordem legal. 

Na prática, a Economia Solidária é uma forma de produção, oferta de serviços comercialização ou consumo baseada na autogestão, onde não existe patrão nem empregados. É também uma forma de consumir produtos locais saudáveis, que não afetem o meio ambiente e politicamente, luta pela mudança da sociedade de forma diferente que não seja baseado na concentração de renda e poder.

imageDurante a inauguração o prefeito Cesinha Samor fez um breve prounciamento em que destacou o trabalho do grupo cataguasense de Economia Solidária que, segundo ele, "há tempos nos cobra um espaço fixo para comercializar seus produtos". Completou dizendo que atender a este pleito era urgente porque "geração de renda é prioridade na nossa administração". Cesinha também reiterou apoio ao grupo "que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra", frisou o prefeito. Em seguida foi feito o corte da fita inaugural e os convidados puderam conhecer o espaço de Economia Solidária de Cataguases.


image


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: vagão, Economia Solidária, produção, prefeitura, assistência social,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: