Em 22/04/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Girarte chega a São Sebastião da Vargem Alegre e Rosário da Limeira

Apoiado pela Votorantim Metais, projeto oferece oficinas culturais a professores e alunos da Zona da Mata mineira

Apresentação do Projeto Girarte em escola de São Sebastião da Vargem Alegre

Apresentação do Projeto Girarte em escola de São Sebastião da Vargem Alegre

Download
Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre sediam, em abril, as próximas edições do projeto Girarte, que leva oficinas artísticas, palestras culturais e apresentações cênicas a instituições de ensino da Zona da Mata mineira. Realizada em parceria com a Votorantim Metais e outras empresas da região, a iniciativa promove a capacitação de professores e gestores públicos para a utilizar a arte no ambiente escolar, além de desenvolver atividades com alunos, estimulando um diálogo intenso entre comunidade, escola, arte e educação.

Dividido em três dias de atividades, o projeto foi realizado entre os dias 13 e 15 de abril na Escola Municipal Coronel João Vieira, em São Sebastião da Vargem Alegre, e vai ocorrer entre 28 e 30 de abril, em na Escola Municipal Amélio José da Silva, em Rosário da Limeira.

O projeto é realizado pelo Grupo Girarte, formado por profissionais ligados ao setor cultural, e acontece em diversos municípios da Zona da Mata mineira, promovendo atividades culturais e espetáculos, em um período de três dias. Por meio de metodologias lúdicas, são realizadas oficinas artísticas, durante os dois primeiros dias, abordando temas como teatro, dança, música, manifestação corporal, maquiagem e montagem de espetáculos. Nesse período, é construído, junto com estudantes, um espetáculo chamado "Alegria, meu rei", tendo um roteiro criado especialmente pelo Girarte. O roteiro utiliza múltiplas linguagens artísticas para contar a história de um reino que estava se acabando na tristeza. Com a ajuda de seres sábios e de todos seus súditos, o rei encontra a chave da felicidade na criação de um circo e salva seu reinado após entender a importância de se trabalhar em união. A peça é apresentada no último dia de atividades do projeto.

image"Dentro da programação artística, trabalhamos mensagens como a importância de cuidados com a higiene pessoal, educação financeira, a busca por informação e conhecimento como prioridade, vida amorosa responsável, a imagem da mulher independente e capaz de assumir grandes papéis na sociedade, preservação do meio ambiente e recursos naturais entre outros assuntos. Junto à escola, avaliamos temas que precisam ser reforçados na sala de aula e os inserimos nas oficinas e espetáculos de forma divertida e didática", explica Marcus Diego, coordenador do Grupo Girarte.

Paralelamente ao trabalho com as crianças, são ministradas palestras para professores, reforçando a importância da arte na metodologia de ensino. Esse encontro visa também discutir sobre o papel do educador enquanto facilitador do desenvolvimento de seus alunos, encontrando soluções para inserir atividades artísticas no ambiente escolar. "Acreditamos que a arte possibilita uma via criativa de comunicação e acesso ao aluno, e utilizada como ferramenta pedagógica pode contribuir muito no processo ensino-aprendizagem. A partir do nosso trabalho com os docentes, pensamos, inclusive, em produzir artigos científicos para compartilhar nossa experiência com o meio acadêmico", comenta Marcus Diego.

Na Escola Municipal Coronel João Vieira, de São Sebastião da Vargem Alegre, o espetáculo foi realizado no dia 15 e contou com a presença de toda a comunidade, além de 70 alunos que participaram das oficinas de teatro, música e dança. "Fiquei muito feliz em receber o Girarte na nossa escola, ainda mais porque nossos alunos gostam muito das aulas de artes. Nossos professores também estiveram muito envolvidos na inciativa. Foi um sucesso", ressalta Adair Martins Vieira, diretora da escola, que vê no projeto uma força para incentivar as crianças a participarem mais das atividades escolares e entenderem melhor o conteúdo trabalhado pela instituição.

De acordo com Christian Andrade, gerente das Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais, a empresa tem o compromisso de apoiar projetos que valorizam a cultura e qualificam a educação nos municípios onde atua. "Trazer o Girarte para São Sebastião da Vargem Alegre e Rosário da Limeira é uma satisfação muito grande. Acreditamos que o projeto tem grande potencial de colaborar na formação de cidadãos mais conscientes por meio da arte, sejam eles alunos, pais, professores ou a comunidade", afirma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Gustavo Monteiro/Ideia Comuniação

Tags: Projeto Girarte, teatro, cultura, dança, Votorantim Metais, São Sebastião da Vargem Alegre





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: