Em 26/03/2016 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ato público em Campos vai lembrar os 13 anos do rompimento da barragem da Cataguases de Papel

Uma das barragens da empresa com 'licor negro",material orgânico constituído basicamente de lignina e sódio (foto de 28/11/2008)

Uma das barragens da empresa com 'licor negro",material orgânico constituído basicamente de lignina e sódio (foto de 28/11/2008)

Download
Um ato público irá lembrar os 13 anos da tragédia ambiental do rompimento da barragem de resíduos industriais Cataguases, em Minas Gerais, que atingiu o Rio Paraíba do Sul. A ação será realizada na próxima terça-feira, 29 de março, às 14h em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

O acidente aconteceu há 13 anos, onde uma barragem de rejeitos industriais se rompeu em Cataguases, espalhando lignina, produto resultante da fabricação de celulose por 200 quilômetros do Rio Paraíba do Sul e impedindo a população fluminense de utilizar a água, que ficou com uma cor muito escura, com a contaminação.

O ato, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, com apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, será realizado no Museu Histórico de Campos e contará com apresentação de vídeos e mesa de debates.

O encontro tem como objetivo fazer um alerta sobre a necessidade de discutir sobre as ações necessárias, para que novos acidentes desse tipo não aconteçam e nem comprometam mais o Rio Paraíba do Sul. Vão participar do encontro, representantes dos órgãos ambientais, representantes da sociedade civil e público interessado no tema.

De acordo com o secretario de Desenvolvimento Ambiental Jorge Rangel, muitas ações de proteção ao meio ambiente já foram realizadas no decorrer desses anos, mais o alerta e os cuidados, devem ser permanentes. "É importante alertar às indústrias para que tomem todas as providencias necessárias para que novos acidentes não ocorram", afirma o secretário.

"Passados treze anos deste que foi um dos maiores acidentes ambientais do país, o Rio de Janeiro ainda está ameaçado por outras 12 barragens de rejeitos de Minas Gerais, que estão próximas a rios da bacia do Paraíba do Sul", disse o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque. (Foto: Cataguases de Papel - reprodução da internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Norte Fluminense

Tags: Campos dos Goitacazes, Rio Paraíba do Sul, barragem, Cataguases de papel





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: