Em 29/02/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Grupo Girarte ganha novos patrocinadores e divulga projeto para este ano

O Grupo Girarte está com novos projetos para este ano e ganhou também mais patrocinadores

O Grupo Girarte está com novos projetos para este ano e ganhou também mais patrocinadores

Download
O Grupo Girarte começa 2016 colhendo os bons frutos de um trabalho inclusivo de arte e educação que encanta a pessoas de todas as idades. O grupo cataguasense, coordenado pelo professor, ator e bailarino Marcus Diego de Almeida Silva, amplia o seu leque de patrocinadores via lei Rouanet, obtendo o apoio para as suas atividades da Votorantim Metais, Bauminas e Hidroazul.
 
A essas renomadas empresas, soma-se o patrocínio já existente da Energisa, via Lei Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. O grupo também é apoiado pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Fundação Simão José Silva e Instituto Votorantim, instituições fomentadores de cultura e responsabilidade social dessas empresas.
 
"Para nós, é uma honra e representa um grande reconhecimento ao nosso trabalho obter patrocínio de empresas como a Votorantim, a Bauminas e a Hidroazul e manter a parceria com a Energisa, empresas reconhecidamente comprometidas com a qualidade de seus serviços e com o desenvolvimento social e cultural de nossa cidade e região. Isto vai contribuir para o crescimento do projeto e potencializar suas ações", afirma Marcus Diego.

O projeto Girarte realiza gratuitamente oficinas artísticas de Teatro e Dança, apresentações cênicas, montagens de trabalhos cênicos e palestras culturais voltadas para docentes da rede pública de ensino, provocando um grande diálogo entre comunidade, escola, arte e educação.
 
Desde julho de 2014, o projeto Girarte esteve em 28 cidades de Minas Gerais, incluindo Leopoldina, e Rio de Janeiro, visitou mais de 45 escolas e foi aplaudido por mais de 17mil pessoas.
 
imageÉ justamente essa itinerância um dos destaques do projeto, pois alcança cidades e distritos, onde, não raro, a atividade cultural praticamente não existe. Os artistas se moldam à realidade de cada lugar interagindo de uma forma diferente e específica em cada região onde atua, possibilitando para todos os envolvidos a maior e melhor experiência artística possível.
 
Outra característica é que, para realizar todas as suas atividades, o projeto conta com o "Grupo de Pesquisa Girarte", formado por artistas oriundos de projetos sociais que trabalham com diferentes linguagens, como Dança, Teatro, Música, Capoeira e Audiovisual. O Grupo trabalha em pesquisas artísticas, investigando sempre possibilidades mais eficazes de alcançar trabalhos artísticos que realmente façam a diferença na vida das comunidades que são beneficiadas pelo projeto.

Essa equipe é formada pelos artistas pesquisadores (arte educadores): Andreza Viana, Carlos Gonçalves, Deliana Domingues, David Peixoto, Marcus Diego, Miriam Gaspar, Maycon Vilela, Lidiane Matias, Rogério Mendonça e Rayane Rodrigues.
 
Outra singularidade do grupo é a constante capacitação e reciclagem de conhecimentos. Assim, são realizados workshops que trouxeram a Cataguases nomes como a professora Pós Doutora Alba Vieira, da Universidade Federal de Viçosa,o professor e bailarino VaniltonLakka, da Universidade Federal da Bahia, o professor e coreógrafo Mário Nascimento, de Belo Horizonte, e os professores Eduardo La Lunna e Adriana Guimarães, de São Paulo.
 
O próprio Marcus Diego integrou um seleto grupo que participou de curso ministrado pelo celebrado Ivaldo Bertazzo, autor do método que leva o seu nome. Foi selecionado entre 4500 inscritos, em uma turma de 75 pessoas.

imageOs novos patrocínios prometem novidades ainda maiores em 2016
Além de suas atividades itinerantes o Projeto conta com novos workshops de capacitação para artistas do Grupo de Pesquisa Girarte e novas atividades que terão foco na população de Cataguases, sede do projeto. Serão realizados cinco workshops abertos ao público: (Teatro, Dança contemporânea, Contato e Improvisação, Capoeira aplicada a Dança e Corpo e ritmo).
 
Esses workshops serão gratuitos, ministrados por artistas pesquisadores do Grupo de Pesquisa Girarte e abertos para diferentes faixas etárias, pessoas com experiência artística ou não, estimulando o diálogo entre corpos totalmente diferentes e oportunizando para os participantes uma vivência artística diferenciada com algumas propostas inovadoras e pouco habituais na cidade de Cataguases, propondo a exploração de experiências diferentes.
 
Os workshops serão realizados na Casa de Cultura Simão. Segundo Marcus Diego, os workshops também tem o intuito de abrir espaço para novos artistas que possam estar em outras oportunidades fazendo parte do Grupo de Pesquisa Girarte.
 
imageO Girarte vai mais longe, inclusive em termos geográficos. Além das apresentações cênicas voltadas para o âmbito escolar, o Grupo de Pesquisa Girarte irá construir um grande espetáculo de múltiplas linguagens artísticas (dialogando Dança, Teatro, Música e Audiovisual), que irá circular por duas cidades, Cataguases e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Uma oportunidade para que os artistas do interior mineiro tenham ricas experiências através da apresentação de seus trabalhos no Centro-Oeste do país, divulgando as atividades artísticas desenvolvidas no interior de Minas Gerais, festeja Marcus Diego.
 
Esse espetáculo terá como fonte de inspiração e pesquisa as três leis de Newton e a Lei gravitacional, transformando a física em dança e a dança em física, mostrando para o público através de pesquisas corporais as aplicações da física no cotidiano. Essa montagem contará com a criação de uma trilha original e o trabalho de dois coreógrafos que serão definidos de acordo com o desenvolvimento da pesquisa, onde cada um trabalhará com leis diferentes, e a junção dessas leis serão criadas pelo grupo de pesquisa, uma grande montagem coletiva assim como todo o projeto, explica Marcus Diego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Antônio Trajano Vieira Cortez

Fonte: Jornal Leopoldinense Online

Tags: Girarte, cultura, projeto, arte, dança, bailarino, Marcus Diego





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: