Em 27/02/2016 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases sedia Capacitação de Gestão Participativa do SUS

O professor doutor Marcelo Alves durante a capacitação em Cataguases

O professor doutor Marcelo Alves durante a capacitação em Cataguases

Download
Termina neste sábado, 27 de fevereiro, em Cataguases, o primeiro módulo de capacitação de lideranças e representantes de populações vulneráveis do Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do SUS. O evento acontece desde sexta-feira, 26, no décimo terceiro andar do Hospital de Cataguases e está sendo realizado através de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é qualificar aqueles que atuam na implementação das políticas de saúde para torná-las plenamente universais e acessíveis a todos, informou Vinícius Antônio Oliveira, que é bolsista no projeto e graduando em Ciência Humanas pela UFJF.

image"Promover a gestão participativa e alcançar o pleno controle social para o fortalecimento do SUS são os nossos maiores objetivos", ressalta Vinícius. Esta capacitação, explica, busca inserir o direito à sáude das minorias como a população do campo e da floresta, ciganos, LGBT, negros, e aqueles que moram nas ruas, tornando o SUS mais inclusivo. Ao final dos quatro módulos os participantes vão receber certificados validados pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Vinte e quatro pessoas participam da capacitação que é ministrada pelo professor Marcelo da Silva Alves, Doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ e professor do Departamento de Enfermagem Aplicada da UFJF. O projeto alcança 280 municípios de Minas Gerais nas regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campo das Vertentes com encontros em 17 cidades polo, sendo Cataguases uma delas onde acontecem as capacitações que são divididas em 4 módulos. Os dois primeiros módulos terminam neste sábado e os dois últimos, conforme informa Vinícius, estão previstos para abril próximo. "Quem não participou destes módulos pode se inscrever para os dois seguintes, principalmente se você atua em áreas de interesse social como saúde, assistência social e direitos humanos", acrescentou. 

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: capacitação, gestão participativa, SUS, Saúde, população, cigano, minoria





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: