Em 12/02/2016 às 11h58 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Após assassinato de prefeito, vice assume Executivo em Chiador

Posse de Maurício Barbosa Monteiro foi na tarde desta quinta-feira, na Câmara Municipal. Moises Gumieri foi morto a tiros na terça

O vice-prefeito assumiu o cargo de prefeito em Chiador sem comemorar: Ele era amigo pessoal de Moisés Gumieri

O vice-prefeito assumiu o cargo de prefeito em Chiador sem comemorar: Ele era amigo pessoal de Moisés Gumieri

Download
Maurício Barbosa Monteiro (PR) foi empossado nesta tarde de quinta-feira, 11 de fevereiro, como novo prefeito de Chiador, cidade da Zona da Mata que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Ele assumiu o cargo após o assassinato do prefeito Moisés da Silva Gumieri (PC do B), na noite de terça-feira (9). Os suspeitos do crime foram presos e apresentados nessa quarta (10) e o caso continua em investigação na Polícia Civil.

A posse foi realizada em uma cerimônia simples, na Câmara Municipal, por volta das 15h. Monteiro e Gumieri eram amigos pessoais há décadas, estudaram juntos desde a 5ª série e, por isso, o novo prefeito prefere não comemorar o cargo. Ele disse que pretende seguir o planejamento do colega nos próximos meses. "É uma situação em que eu não gostaria de assumir, foi trágico. Sempre o acompanhei de perto e pretendo dar continuidade em todos os projetos e metas que ele criou. Vamos seguir no mesmo ritmo e superar esta adversidade", afirmou.

Maurício Barbosa Monteiro ficará a frente da Prefeitura até o final deste ano. Ele foi eleito na chapa com Moisés da Silva Gumieri no primeiro turno das eleições de 2012, com 52,41% dos votos válidos (1.456 votos). Por causa do crime, a Câmara Municipal da cidade decretou luto oficial de três dias.

Filho do prefeito presenciou crime
De acordo com a Polícia Militar (PM), o prefeito acompanhava um jogo de futebol entre crianças em um clube da cidade quando foi chamado pelos suspeitos.

Ele foi atingido por cinco disparos de arma de fogo, por volta das 19h, na porta do clube. O filho de Gumieri, de nove anos, presenciou o crime.

Ele foi socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde em Três Rios (RJ), mas não resistiu aos ferimentos. 

O velório foi realizado na casa dele e o sepultamento foi no fim da tarde de quarta. Moisés Gumieri tinha 36 anos.

imagePrisão
Os suspeitos, dois jovens de 18 e 19 anos, fugiram em uma motocicleta, mas precisaram abandonar o veículo após sofrerem duas quedas e continuaram a pé. Eles foram detidos na quarta em uma fazenda em Chiador e o dono da motocicleta, de 24 anos, foi encontrado na casa dele, em Três Rios (RJ). Os três são daquela cidade fluminense.

Os dois jovens, que têm passagens pela polícia por tráfico de drogas, disseram aos policiais que receberam uma recompensa de R$ 4 mil de um traficante da cidade para que matassem o prefeito. Ainda segundo a polícia, o rapaz que emprestou a moto para os suspeitos alegou que não sabia que ela seria usada em um crime.

Investigação continua
A motivação do crime ainda não foi esclarecida. As investigações continuam e o foco agora é encontrar e prender o mandante, que já foi identificado. Outras informações não foram divulgadas para não prejudicar o andamento dos trabalhos.

A moto e arma usadas no crime foram apreendidas. Os suspeitos vão responder por homicídio triplamente qualificado, com motivo fútil e emprego de arma de fogo. Após a apresentação nesta quarta, eles prestaram depoimento e foram levados para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Juiz de Fora.(Fotos: Reprodução de TV e G1  Zona da Mata e Arquivo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 Zona da Mata

Tags: Chiador, assassinado, prefeito, crime, motocicleta, morte





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: