Em 11/02/2016 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Juliano Carvalho expõe "Bem-aventurado, uma aventura no Caminho da Luz"

Bar D'Angelo sedia o evento de 12 a 29

Juliano apresenta fotos feitas por uma câmera de celular durante o trajeto conhecido como "Caminho da Luz"

Juliano apresenta fotos feitas por uma câmera de celular durante o trajeto conhecido como "Caminho da Luz"

Download
Bem-aventurado – Uma Aventura no Caminho da Luz é o nome da exposição fotográfica do jornalista Juliano Carvalho, uma promoção do corredor cultural do bar D’Ângelo, realizada pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto. A exposição acontece entre os dias 12 de fevereiro a 29 de março, no espaço de artes do bar. A curadoria é da produtora cultural Flávia Massena.

imageO tema diz respeito ao Caminho da Luz, uma rota de turismo religioso e de aventura, compreendida entre as cidades de Tombos e o Pico da Bandeira, em Minas Gerais. "Trata-se de um registro turístico, essa exposição mostra paisagens panorâmicas, cenas abertas desse caminho, como cartões postais", diz Juliano. Está é a segunda exposição sobre o tema, a primeira aconteceu em 2013, quando o jornalista traçou o caminho pela primeira vez. "A primeira exposição, também intitulada Bem-Aventurado, aconteceu em Muriaé, e trazia fotografias mais minimalistas, de detalhes das surpresas que encontramos no trajeto."

Nessa segunda mostra, há uma outra particularidade. As fotografias foram feitas com a câmera de um celular. "É interessante essa questão do fácil  acesso às tecnologias de produção de uma imagem. Quase todas as pessoas possuem uma câmera digital, seja ela compacta ou no celular. Treinar o olhar fotográfico é o grande desafio", diz o jornalista.

O resultado é uma exposição com fotografias simples, sem efeitos de edição ou outro tipo de manipulação da imagem. "Essa questão de mostrar a verdade, de valorizar as cores que realmente estamos vendo, sem os famosos filtros fotográficos ou qualquer outro malabarismo digital vai ao encontro dos conceitos de fotojornalismo, e democratiza o poder de criatividade, como a famosa expressão do cinema novo ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". (Fotos: Juliano Carvalho)

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: exposição fotográfica, fotografias, Bar D'Angelo, Juliano Carvalho





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: