Em 02/02/2016 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases tem 389 casos suspeitos de dengue, dois de Chikungunia e dois de Zika vírus

19 casos de dengue já foram confirmados e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda pela análise de material dos casos de febre chikungunia e de Zika Vírus.

Medidas simples como tampar caixas d'água devem ser adotadas para conter o avanço do mosquito

Medidas simples como tampar caixas d'água devem ser adotadas para conter o avanço do mosquito

Download
Com 389 notificações de casos nas primeiras quatro semanas do ano, 62% do total registrado em todo o ano de 2015, a Prefeitura de Cataguases começa a colocar em prática a terceira fase do Plano de Contingência para deter a epidemia de dengue no Município. Entre as medidas previstas, está a implantação de uma sala de hidratação que será montada no prédio onde funcionou o Pronto-Socorro Municipal, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. As informações são da Coordenadora de Epidemiologia, Lívia Machado Milane. 

"O município registra uma taxa de incidência de 515,51 casos por 100 mil habitantes. Que é considerado pelo Ministério da Saúde como alta incidência", explicou Lívia, que acompanha diariamente a atualização destes dados. Entre essas notificações, 19 casos foram confirmados como dengue, e atualmente estão à espera de confirmação por análise de material dois casos de febre chikungunya, e dois casos de zika vírus. 

imageLívia (foto) recomenda que todo paciente com suspeita de dengue procure atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que os profissionais possam efetuar a notificação e a Secretaria de Saúde, através da equipe de Controle de Endemias, possa dar início aos procedimentos de bloqueio de transmissão. Apenas os casos que apresentem complicações clínicas devem ser encaminhados ao Pronto Atendimento, que funciona no Hospital de Cataguases.

Para dar suporte ao Hospital e atendendo às orientações do terceiro nível do Plano de Contingência, uma sala de hidratação já está sendo articulada no prédio ao lado da Secretaria, onde funcionou até 2013 o antigo Pronto-Socorro. Segundo o Secretário de Saúde, Celso Benjamim Filho, as medidas já estão sendo tomadas, como aquisição de insumos necessários e a contratação de pessoal, que deverá seguir a ordem de nomeações do concurso público municipal.

As medidas de controle da contaminação por dengue, zika vírus e febre chikungunya estão previstas em documento emitido pelo Ministério da Saúde. Nele estão contidas as formas de atuação dos agentes públicos, levando em consideração os níveis de infestação através do número de notificações registradas, do nível zero contaminação, ao nível 3 com medidas mais efetivas. 

Em Cataguases, até o presente momento só foi registrada a circulação viral do vetor 1 da dengue. Livia recomenda atenção e precaução também às pessoas que já tiveram dengue, pois a reincidência da doença com a mesma sorologia pode apresentar sintomas mais fortes devido ao organismo já se encontrar sensível ao vírus.

imageControle de Endemias em ação
Atento ao crescente número de notificações, a Coordenadoria de Controle de Endemias realizou neste final de semana a Operação Bota Fora no distrito de Sereno. Como resultado foram coletados dois caminhões de materiais capazes de armazenar água e uma caminhonete lotada de pneus. Durante essa semana, os agentes continuam a realizar o combate focal nas residências do distrito, segundo informou o coordenador do setor, Alencar Norte. "Encontramos uma grande incidência de quintais acumulando lixo, caixas d’água destampadas, este tem sido nosso maior problema na região".

Alencar destacou que, o real objetivo da operação é recolher apenas materiais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor das doenças. "Tivemos alguns problemas porque alguns moradores colocaram galhos de árvores e entulho de obra para recolhermos", completou. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: Zika vírus, Chikungunia, dengue, epidemia, secretaria de saúde,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: