Em 28/01/2016 às 17h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Portela traz a alegria e a cultura da África na briga pelo título do Carnaval

Uma equipe de voluntários do bairro trabalha na confecção das fantasias e alegorias

Uma equipe de voluntários do bairro trabalha na confecção das fantasias e alegorias

Download
A Portela, tradicional Escola de Samba do bairro Leonardo, vem para a competição em 2016 com o enredo "África, Encantos e Magias". Toda a cultura e alegria do continente, e a luta contra o preconceito serão retratadas ao longo das 12 alas da agremiação que abre os desfiles da segunda-feira, 8 de fevereiro, em Cataguases. Sempre candidata ao título, seus diretores não escondem o desejo de erguer o troféu mais uma vez.

"Vamos abrir o desfile falando da África primitiva e aportando no Egito, berço das civilizações. Vamos falar dos colonizadores, dos navios negreiros e a travessia de negros que lá eram reis e rainhas e aqui no Brasil foram escravizados e disseminaram toda riqueza de sua cultura, como samba, maracatu, reizado, congado", contou o carnavalesco Ricardo Paiva, que no setor final da escola homenageará Nelson Mandela e a luta contra o Apartheid, segregação de negros e brancos na África do Sul. 

imageA última das 4 alegorias que a agremiação levará para a Passarela do Samba terá uma escultura de Zumbi dos Palmares simbolizando a resistência dos negros e contará com seis personalidades da comunidade Cataguasense. A cantora Elisa Nunes, a ativista Rita Bento, uma das mais antigas costureiras da Portela, Dona Luzia, o jornalista Nelson Filho, o lider comunitário e integrante do ‘bloco Rebenta’, Zezão, e o presidente da Associação de Moradores do Leonardo, Seu Hélio, serão destaques na alegoria representando a participação do negro na construção da cultura e da sociedade atual.

Ricardo está preparando a Portela com momentos cênicos. "Apostamos na interpretação, na participação de grupos de teatro em meio à escola, com alas e integrantes de carros com coreografias marcadas", adiantou o carnavalesco que quer a interação do público com os carros ‘Navio Negreiro’ e ‘Savana’.

imageA bateria ‘Fúria da Águia’ com cerca de 100 ritmistas sob o comando dos mestres Taizem, Michel, Ernani e Tui Mico, será também acompanhada pela rainha da bateria Maiara e pela musa gay, Agnes Ávila, escolhida na quadra da comunidade em novembro último. "Vamos escolher a rainha da Portela no dia 31, domingo, quando também apresentaremos o samba-enredo. As inscrições podem ser feitas pelo [email protected]", explicou a ex-porta-bandeiras e atual coreógrafa do casal mirim, Talita de Oliveira. E escolha acontecerá a partir das 17 horas, na quadra da Praça de Esportes, que fica na Avenida Astolfo Dutra, informou.

A comissão de frente, remetendo a criação da humanidade, está sendo coreografada sob sigilo total pelo coreógrafo e dançarino, Rodrigo Augusto, assim como a forma que terá águia, símbolo da agremiação,  está sendo mantida em suspense. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, guardiões do estandarte da Portela, serão Murilo e Fernanda. O presidente da escola é Gilberto Feliciano, também chamado de Beto Pavão, que está otimista com o trabalho no barracão e prevê um belo desfile. "A Portela vem pra Passarela do Samba mais uma vez como favorita e fará de tudo para trazer o título mais uma vez para o Leonardo. Estamos ensaiando com muita animação e trabalhando muito. toda a comunidade está nos ajudando", disse confiante. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: carnaval 2016, Portela, escola de samba, agremiação, folia, Leonardo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: