Em 26/01/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

União dos Bairros busca nos quatro elementos a força para conquistar o bicampeonato

A equipe de trabalho da agremiação está a todo vapor na preparação das fantasias e alegorias

A equipe de trabalho da agremiação está a todo vapor na preparação das fantasias e alegorias

Download
A Escola de Samba União dos Bairros vem se preparando para tentar conquistar o bicampeonato do Carnaval em 2016 com o enredo "Planeta União e os Quatro Elementos". Vitoriosa em 2015, a escola que abriga foliões dos bairro Primavera, Vila Minalda, Bom Sucesso e Dico Leite, promete impressionar o público na avenida com criatividade, brilho e beleza.

Após o carnaval de 2015, o então carnavalesco da agremiação, Tiago Souza foi convidado a se transferir para a "Dragões da Vila Reis". Em seu lugar, uma comissão de carnavalescos foi nomeada pela Escola, composta por Anderson Faria, Felipe Souza, Geisa Ferreira, Lucas Rodrigues, Aparecida Tita Max, Cristiane Rodrigues, Célia Francisca e Peterson Gomes que assumiu a tarefa de preparar a agremiação para este ano. "Já é tradição trazer para avenida um tema mais aberto, abstrato, e para 2016 nos inspiramos no desfile antigo do Salgueiro para falar dos quatro elementos", contou Anderson.

imageA escola trará para a Passarela do Samba Expedito Liberato quatro grandes alegorias simbolizando terra, ar, fogo e água, que já estão sendo moldadas pelos artesãos da comunidade no barracão localizado à Avenida Nicolau Siervi. Anderson garante uma apresentação bastante colorida durante o desfile da Escola. "Tem que se colocar cores, não é porque a Escola tem as cores branca, amarela e vermelha que as alegorias e fantasias devam seguir apenas estes tons. Os quatro elementos nos deram essa abertura de trabalhar uma grande variação da palheta de cores", explicou ele, dando a entender que a agremiação virá bastante colorida.

Devido ao pouco tempo de preparação do carnaval provocado pela demora no repasse da verba de subvenção da prefeitura, parte das fantasias de alas foi adquirida em escolas de samba de outras cidades, para que uma equipe pudesse confeccionar as fantasias de destaques no barracão. "São fantasias mais detalhadas, e que necessitam de maior atenção. As pessoas geralmente trazem o material aqui e vamos confeccionando, seguindo o desenho criado no barracão", contou Felipe.

Sob o comando de Mestre Albert Francisco, a bateria da União colocará cerca de 100 ritmistas na avenida, devidamente acompanhados por Elen Cabral, rainha da escola; Walkiria Ramos, rainha da bateria e a musa gay, Kelly de Oliveira. O pavilhão, símbolo máximo da agremiação, vem para a avenida sob o gingado do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Belenzinho e Mary. A Comissão de Frente simbolizando Gaya e a criação do mundo sob a ótica dos quatro elementos está sendo coreografada pela bailarina Mariana Martins. A União dos Bairros ainda conta com a participação do coreógrafo Rony Alvin moldando o desenvolvimento de algumas alas. Os ensaios da bateria estão acontecendo todos os dias, às 19 horas, na quadra da Escola Estadual Astolfo Dutra, no Dico Leite.
 
imageO carnavalesco Felipe Vieira ressaltou a dificuldade que a Escola enfrenta para se manter durante o ano. Segundo ele a agremiação mantém com recursos próprios um barracão alugado no valor de um salário mínimo, onde guarda grandes alegorias que se fossem deixadas desprotegidas, com o passar do tempo, a ferrugem poderia danificá-las. "Nosso barracão além de guardar os carros, serve de depósito para fantasias e materiais que são aproveitados de um carnaval para o outro. Grande parte do que arrecadamos nas atividades que fazemos durante o ano são para custear essa despesa", disse Felipe ressaltando o empenho da equipe liderada por Tico Preto, presidente da agremiação. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: carnaval 2016, União dos Bairros, Escola de Samba, agremiação, carnavalesco





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: