Em 23/01/2016 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Diretoria da Cataguases de Papel reúne trabalhadores, define data de pagamento e reinício das atividades

Reunião aconteceu na sede da empresa no começo desta tarde. Outra novidade é o retorno do executivo João de Bem

A reunião aconteceu no hall de entrada da fábrica e contou com cerca de cem trabalhadores

A reunião aconteceu no hall de entrada da fábrica e contou com cerca de cem trabalhadores

Download
A direção da Indústria Cataguases de Papel compremeteu-se no começo da tarde deste sábado, 23 de janeiro, em reunião com cerca de cem funcionários na sede da empresa, a depositar na próxima quarta-feira, 27, o salário de dezembro dos trabalhadores. Também ficou definido para o próximo dia 1º de fevereiro o reinício das atividades. Com cerca de uma hora e meia de duração, o encontro começou pontualmente às 13 horas e, apesar da tensão inicial existente, foi tranquila, conforme avaliação dos trabalhadores ouvidos pela reportagem. 

A reunião contou com a presença do diretor da Cataguases de Papel, Roberto Ramos, da advogada Kássia Silveira e também marcou o retorno de João Gregório de Bem, administrador e acionista da fábrica, que já dirigiu a empresa durante vários anos em Cataguases e retornou em outros momentos de crise, quando assumiu funções específicas que contribuíram para a retomada da produção e normalização de sua rotina pós-crise. Muito respeitado pelos trabalhadores, teria sido sua credibilidade que levou os funcionários a aceitarem a proposta da empresa.

imageRoberto Ramos, ao receber a reportagem do Site do Marcelo Lopes com exclusividade, logo após a reunião, pediu para que Érica Batista Ferreira, Gestora de RH, esclarecesse denúncia feita por um dos trabalhadores em reportagem publicada durante a semana. Segundo ela, "somente os funcionários que estavam saíndo de férias ou que receberam o décimo terceiro salário é que assinaram as respectivas folhas. Nós não pedimos a nenhum funcionário que não tenha recebido as férias ou o décimo terceiro para assinarem nenhum documento neste sentido porque esta empresa não adota este tipo de prática em sua conduta", explicou.

Sobre a reunião com os funcionários o diretor Roberto Ramos informou que o pagamento de dezembro estará na conta dos funcionários na próxima quinta-feira, 28,"com o décimo terceiro sendo reescalonado para pagamento em fevereiro", acrescentou. Sobre a retomada das atividades da fábrica o diretor revelou que "serão retomadas com a máquina dois a partir do dia 1º de fevereiro, com funcionamento direto. No terceiro quadrimestre deste ano a gente volta com a máquina 1 e máquina 2", explicou. 

Roberto disse ainda que já foram firmados alguns contratos com "cinco grandes parceiros, viabilizados e securitizados pela AON, uma das maiores seguradoras do mundo. Estamos fazendo dois aportes também. O primeiro para semana que vem, no valor de três milhões de reais, e o segundo, para daqui a quarenta dias, no valor de um milhão e meio de reais, que vão nos dar total fôlego para retomar a nossa produção", completou.

Outro problema a ser vencido é o fornecimento de energia elétrica. De acordo com Roberto Ramos, este problema "está sendo reescalonado o pagamento e restabelecida o fornecimento. A gente ainda não definiu se vai comprar energia do mercado livre ou da Energisa", esclareceu. Sobre a dívida com a concessionária de energia, ele disse que há uma parcela em atraso que será paga "semana que vem" e que adívida foi negociada em dez parcelas. A partir de fevereiro a fábrica, revelou Roberto, vai reiniciar suas atividades funcionando através de energia fornecida por geradores que, segundo prevê o diretor da Cataguases, "vai durar mais trinta dias, que é o tempo que levaremos para os trâmites legais para a volta da energia elétrica", finalizou. 

imageJoão de Bem, que retorna como consultor técnico à Cataguases de Papel, devido a sua larga experiência na empresa, explicou qual será sua função neste novo cenário da fábrica diante da conjuntura econômica do país. "É mais um desafio que enfrento e como nos outros chegamos a bom termo, esse aqui também vou tentar, de novo, ajudar a Cataguases de Papel sair dessa situação que está", revelou. Segundo ele, sua função será dar suporte técnico. "Estarei próximo de toda operação da fábrica (...) Achei por bem vir para colocar a fábrica realmente nos trilhos como deve andar como uma unidade de mercado. Eu não vou ficar aqui "full", vou ficar dentro da fábrica o tempo inteiro durante muito tempo. A primeira incursão é pra dimamizar e ingrenar a máquina. Depois eu vou dar uma consultoria sintomática ou periódica", finalizou. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Cataguases de Papel, papel, fábrica, paralisação, indústria





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: