Em 16/01/2016 às 15h57 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Com dengue e outras doenças em alta, Cataguases intensifica combate ao Aedes Aegypti

O combate a dengue e às demais doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti tem sido constante em Cataguases, afirma Alencar Norte

O combate a dengue e às demais doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti tem sido constante em Cataguases, afirma Alencar Norte

Download
Com 183 notificações de dengue em Cataguases nas duas primeiras semanas de 2016 e o anúncio do primeiro caso confirmado de Zika Vírus em Ubá, a Coordenadoria de Controle de Endemias da Prefeitura intensifica as atividades de combate ao mosquito transmissor, aedes aegypti. 

"Os casos estão aumentando em números significativos, com notificações em todos os bairros da cidade", revela Alencar Norte, Coordenador do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. Segundo ele a "situação é atípica porque neste mesmo período nos anos anteriores nós não tínhamos um número tão elevado de notificações nesta época", acrescentou. Cataguases segue a tendência de alta transmissão de outras cidades da região como Além Paraíba, Astolfo Dutra, Pirapetinga, Recreio e Volta Grande. 

imageEm Cataguases, os bairros que apresentam os maiores números de notificações estão recebendo ações pontuais como isolamento viral com eliminação  dos mosquitos através do uso de UBV costal, tratamento focal em caixas d’água e ralos com uma equipe de 20 profissionais e o bota fora. Em áreas em que no ano passado o índice de infestação estava alto, como bairro São Vicente, Justino e Riguete, as taxas apresentaram queda após as intervenções das equipes de saúde. "Recebemos informações de que haviam pessoas com sintomas de dengue no Pouso Alegre, onde realizamos intervenção casa a casa, com eliminação de larvas nas ruas Edson Fabrino Baião e Aquiles Fialho. Na próxima semana faremos esse trabalho no bairro Paraíso e na outra, na Vila Domingos Lopes", informou Alencar.

O coordenador do Núcleo de Endemias ressaltou ainda a necessidade de alertar à população para que façam notificação em caso de sintomas similares aos da dengue e das outras doenças nos postos de saúde. Ele disse ainda não ter sido registrado nenhum caso de contaminação por zika vírus no município, nem mesmo de febre chikungunya, mas não descarta esta possibilidade, tendo em vista que o município vive um período de crise já que o clima é propício para a proliferação do mosquito transmissor. (Fotos: Samuel Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: dengue, chikungunya, zika vírus, doença, msquito





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: