Em 28/12/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Postes tubulares podem armazenar água e servir de criadouro para Aedes aegypti, alerta vereador de Ubá

Canos de sustentação de placas de sinalização podem se tornar focos de Aedes aegypti. Vereador indica à Prefeitura colocação de "tampões" na parte superior dos postes.

Os canos tubulares são possíveis criadouros de mosquitos da dengue, alerta vereador em Ubá, que pediu providências

Os canos tubulares são possíveis criadouros de mosquitos da dengue, alerta vereador em Ubá, que pediu providências

Download
O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma das principais preocupações da saúde pública de Ubá. O registro do aumento no número de casos de dengue nos últimos meses no município é notório. O inseto, contudo, ainda é vetor de outras doenças como Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Os esforços, portanto, estão voltados para a eliminação dos criadouros do mosquito. Um local inusitado, no entanto, pode servir de abrigo para as larvas do inseto: os postes tubulares de sustentação de placas de sinalização.

imageNa última reunião ordinária de 2015 da Câmara Municipal de Ubá (CMU), o vereador Rafael Faêda (PP) (foto á esquerda) apresentou uma indicação que solicita à Prefeitura a colocação de tampões nestes canos. O parlamentar revelou que tomou ciência da situação ao assistir a um vídeo na internet. "Para ser verdadeiro, eu vi na internet. Um cidadão pegou uma furadeira e furou o pé do poste. A água saiu esguichando com força. Aquilo me despertou interesse. Pesquisei sobre o assunto e descobri que, realmente, tem água nesses postes", disse Faêda. "Pode ser que tenhamos um criadouro da dengue em cada esquina de Ubá. Aí não vai adiantar o cidadão só combater o mosquito dentro de casa", completou o vereador.

A iniciativa para a colocação de tampões nos postes já foi tomada no município de Maringá, no Paraná. Lá, a Prefeitura abriu licitação para a compra de 40 mil tampões.



 https://youtu.be/90kElv--u3g


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Pedro Vital

Fonte: Assessoria de Comunicação da CMU

Tags: cano tubular, água, dengue, mosquito, Zika





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: